O Comando Militar do Norte, por intermédio da 23ª Brigada de Infantaria de Selva divulgou imagens das ações que vêem realizando, em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militares do Pará, de combate aos incêndios e queimadas na Terra Indígena Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins, sudeste paraense.
A situação das queimadas vem se intensificando nos últimos dias e ganhou repercussão após divulgação e registro de animais silvestres mortos dentro da área de preservação ambiental. a ação aconteceu neste final de semana.
A Brigada vem empregando meios logísticos para apoiar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militares no combate aos incêndios na região de Marabá e outros municípios do Estado do Pará.
Conteúdo Relacionado:
- Vídeo: incêndio atinge reserva indígena Mãe Maria e fazenda
- Vídeo: incêndio em reserva indígena já chegou em 30 aldeias
- Incêndio em depósito de pneus assusta moradores no Pará
- Homem é preso acusado de ser o causador de incêndio no Pará
- Gás letal para a saúde humana está se espalhando pelo país
- Aeronave é enviada para combater incêndio em Terra Indígena Mãe Maria
O apoio consiste no emprego de Viaturas de Transporte de pessoal e material das equipes dos bombeiros militares e da defesa civil; Caminhões Tanques de Água, que abastecem os cestos de aeronaves em apoio a Defesa Civil para o combate ao incêndio em focos de difícil acesso e no rescaldo de focos ao longo da BR-222, eixo de acesso à região; Trator de Esteira na preparação de aceiros, para a impedir o alastramento do fogo para outras áreas de floresta preservada.
Em 24 horas, o apoio dos meios do Exército permitiu o aumento da capacidade dos meios aéreos e terrestres no combate ao incêndio, com mais de 1 km de aceiros realizados, transporte e abastecimento de 24 mil litros de água, reconhecimento de locais de difícil acesso, apoio de abastecimento de combustível dentre outras atividades, demonstrando a capacidade de resposta imediata.
As ações de apoio serão desencadeadas, também, no estado do Tocantins, contando com meios terrestres e fluviais prontos, para garantir a segurança das populações e do meio ambiente amazônico.
De acordo com a assessoria de comunicação, o Comando Militar do Norte mantém a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, que é uma das Forças de Emprego Estratégico do Exército e Força de Prontidão, com meios preparados para aumentar o apoio à Defesa Civil na área de responsabilidade.
“Tudo com a finalidade de prestar o apoio necessário as instituições nas esferas federal, estadual e municipal, empregando militares adestrados para atividades dessa natureza”, diz a nota.