Quem anda pelas ruas da capital paraense já pode sentir o cheiro de maniçoba saindo das casas. O colorido dos brinquedos de miriti e das fitinhas de Nossa Senhora de Nazaré, que balançam nas girândolas por todos os cantos da cidade, também dão sinal de que é hora de vivenciar, mais uma vez, uma das maiores manifestações culturais do País: o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

A procissão da imagem peregrina costuma levar mais de 2 milhões de fiéis às ruas de Belém no segundo domingo de outubro. O trajeto de quase quatro quilômetros, feito da Catedral da Sé até a Basílica de Nazaré, já chegou a durar mais de nove horas.

Em Marabá também acontece desde o ano de 1980, o Círio de Nazaré que tradicionalmente e seguindo o mesmo modelo em Belém, sai pelas ruas da cidade em um percurso de 7,5 Km no terceiro domingo de outubro. Neste mesmo dia, acontece o Círio de Castanhal.

Os principais símbolos, práticas e adaptações do “Natal dos paraenses” serão debatidos pela pesquisadora Mariana Ximenes em uma palestra virtual e gratuita, com base em estudos realizados sobre a festividade e a religiosidade paraense nos últimos 15 anos. A palestrante é Doutora em Sociologia e Antropologia pela UFPA – Universidade Federal do Pará.

Círio será debatido pela pesquisadora Mariana Ximenes em uma palestra virtual e gratuita
📷 Círio será debatido pela pesquisadora Mariana Ximenes em uma palestra virtual e gratuita |Reprodução

A palestra “O Círio de Nazaré de Belém do Pará: panorama da festa e algumas questões da pandemia” será promovida pela Casa da Cultura de Canaã dos Carajás nesta sexta-feira, (08), às 20h, via Google Meet.

Para se inscrever, basta enviar mensagem ou ligar para um destes números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451. Os participantes terão direito a certificado.

BRINQUEDOS DE MIRITI

Feito da fibra do miritizeiro, palmeira nativa da Amazônia, e tombado como patrimônio cultural imaterial do Estado do Pará desde 2010, o brinquedo de miriti é um dos principais elementos do Círio de Nazaré em Belém do Pará.

Ele ganha as ruas da cidade em forma de barcos, animais e bonecos feitos à mão. As técnicas de corte, lixagem e pintura são transmitidas de geração em geração pelos artesãos abaetetubenses.

Quem tiver interesse em aprender mais sobre o tema, desde aspectos históricos até como são confeccionadas as peças, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás oferece outras duas programações virtuais.

Uma delas é uma oficina sobre as técnicas desse artesanato, conduzida pelo artesão Ivan Teixeira. A outra programação é a palestra “Miriti: matéria de expressão popular”, ministrada pela pesquisadora Jaqueline Souza, da UFPA – Universidade Federal do Pará.

Ambas estão disponíveis no canal da Casa da Cultura no YouTube 

Casa da Cultura 

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás é um espaço artístico e cultural aberto à comunidade que oferece, gratuitamente, atividades e eventos à população da região, beneficiando pessoas de todas as idades, classes sociais e origens diversas, especialmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Seu compromisso é incentivar, através da arte e da cultura, o conhecimento da população sobre as características da região por meio de iniciativas que utilizem conteúdos relacionados à identidade cultural do território, aperfeiçoando e capacitando profissionais que atuam em áreas compatíveis com o objetivo da instituição, mediante a oferta de oficinas, palestras, workshops e eventos diversos.

Em Marabá também acontece desde o ano de 1980, o Círio de Nazaré que tradicionalmente e seguindo o mesmo modelo em Belém Foto: Michel Garcia

MAIS ACESSADAS