As variantes são formas mutantes dos vírus e, algumas delas preocupam por serem potencialmente mais transmissíveis ou até mais letais. Este é o caso da variante Gama, que surgiu no início de novembro de 2020, em Manaus (AM), e rapidamente se espalhou para outros Estados brasileiros, principalmente os da região Sudeste e agora foi identificada em Canaã dos Carajás.

Segundo a prefeitura local, de acordo com o informe da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), foram confirmados casos da variante do Covid-19 denominada Gama, no município de Canaã dos Carajás. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a variante possui potencial duas vezes maior para transmissão e letalidade e reinfecção. 

O mesmo estudo do MS indica que a vacinação auxilia contra infecções e efeitos mais graves da doença. A Sespa também informou que foi identificada a variante Delta no município de Rondon do Pará.

A situação foi divulgada pela prefeitura de Canaã dos Carajás no site oficial, entretanto sem mencionar o quanto há dessa circulação.

O último boletim divulgado é de 20 de outubro
📷 O último boletim divulgado é de 20 de outubro |Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã (Semsa) orienta a população que mantenha o uso de máscaras e tenha atenção aos prazos de vacinação da segunda dose e reforço. Tais medidas de segurança ajudam a evitar novas infecções. Nesta última sexta-feira (22), o município anunciou a ampliação dos locais e horários de vacinação, na zona urbana de Canaã dos Carajás. 

As autoridades orientam que os munícipes mantenham a vacinação em dia; continuem usando máscara e evitem aglomerações.

Confira aqui os números do vacinômetro em Canaã dos Carajás.

VACINAÇÃO

Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a partir desta segunda-feira (25), as Escolas Municipais Alexandro Nunes, no bairro Alto Bonito, Tancredo Neves, no centro e a Academia da Saúde do bairro Novo Horizonte também vão receber cidadãos para se vacinarem contra o Covid-19. Na zona urbana, o horário de atendimento acontecerá sem interrupções, das 8h às 18h. Na zona rural, o atendimento segue conforme determinação própria das unidades.

A vacinação com Astrazeneca segue disponível para cidadãos a partir dos 18 anos de idade. Jovens entre 12 e 17 anos devem tomar a vacina da Pfizer. Para ser vacinado, o cidadão deve apresentar obrigatoriamente: RG, CPF ou Certidão de Nascimento, Cartão do Sus e, se possível, cartão de vacinação. Todos deverão usar máscaras nos locais de vacinação.

Saiba o prazo mínimo para tomar a 2ª dose da vacina:

CoronaVac:  28 dias

Astrazeneca: 8 semanas

Pfizer: 8  semanas 

Saiba o prazo mínimo para tomar a 3ª dose da vacina:

Trabalhadores e idosos: 6 meses (180 dias)

Imunossuprimidos:  28 dias

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a variante possui potencial duas vezes maior para transmissão e letalidade e reinfecção Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS