A estiagem é um fenômeno climático causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica, ou chuva, numa determinada região por um período de tempo muito grande. E as regiões sul e sudeste do Pará começam a viver esse momento da natureza, com o verão amazônico, resultando assim em grande possibilidade de acontecer queimadas.

As principais cidades como Canaã dos Carajás, Parauapebas, Redenção, Marabá e São Félix do Xingu sofrem para amenizar essa situação, que além do fogo, resulta em muita fumaça podendo trazer doenças para os moradores.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) do município de Canaã dos Carajás, só nesta quinta-feira (7) foram registradas oito ocorrências de queimadas. A maior aconteceu no Morro das Antenas, na entrada da cidade.

Equipes de combate a incêndio trabalharam para apagar o fogo
📷 Equipes de combate a incêndio trabalharam para apagar o fogo |Reprodução

A fumaça rapidamente tomou conta da paisagem e preocupou os moradores. Equipes da Semma, do Corpo de Bombeiros e da Brigada de Emergência iniciaram o combate às queimadas ainda no período da tarde. Devido a vegetação e o vento, o fogo rapidamente se espalhou. As equipes traçaram um plano emergencial de ação, e conseguiram controlar o fogo por volta das 19h30.

Segundo as apurações iniciais, o incêndio começou a partir de um curto-circuito elétrico. Também prestaram auxílio no combate às chamas equipes da Vale, do SAAE e da empresa Cidade Limpa.

Veja também!

Bombeiro é agredido com socos na praia das gaivotas

Acidente de motos tira a vida de dois jovens no sul do Pará

Beber antes de dormir pode prejudicar seriamente o sono

O engenheiro florestal e coordenador de áreas verdes e Parque Veredas, Maiko Jordan Nunes Durães, ressaltou as ações de educação ambiental realizada junto à população local para que evitar situações que resultem em queimadas, por meio de fiscalização, combate e ações punitivas. “Esse trabalho que já vem desde 2017, 2018, a gente conseguiu reduzir e muito as queimadas, os focos de calor no município. Hoje se acumulam em sua grande maioria na zona urbana”, pontuou Durães.

A Semma pede à população que comunique imediatamente ao órgão e ao Corpo de Bombeiros, os focos de incêndio para que possam ser combatidos. O disk-denúncia da Semma é o (94)99126-7492 e o contato com os Bombeiros é feito no 193.

A maior ocorrência de incêndio aconteceu no Morro das Antenas, na entrada da cidade. Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS