O município de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, foi destaque mais uma vez na geração de empregos no estado do Pará. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que no primeiro semestre de 2023, Canaã dos Carajás teve um saldo positivo de 3.858 novos empregos e, assim, lidera o ranking no Sudeste paraense. Os dados são referentes primeiro semestre de 2023.

Considerando o resultado acumulado do Pará, o município ficou atrás apenas da capital, Belém (5.535). O relatório mostra o saldo por atividade econômica e o setor que mais empregou foi o da Construção (2.219), seguido de Serviços (1.231), Indústria (148), Comércio (253) e Agropecuária (7).

Com 28 anos de emancipação e 77.079 mil habitantes, Canaã superou outros municípios do interior do estado, com população superior, por exemplo, a vizinha Parauapebas (266.424 mil habitantes e gerou 3.258 empregos) e a centenária Marabá (266.536 mil habitantes e saldo de 1.058 empregos).

Alto saldo de contratações é por conta de grandes obras sendo realizadas na cidade além de atividades da mineração
📷 Alto saldo de contratações é por conta de grandes obras sendo realizadas na cidade além de atividades da mineração |Reprodução

Segundo a prefeitura local, o aumento da geração de emprego e renda demonstra o pleno desenvolvimento, que é estimulado no município com a execução de programas e projetos nas áreas da Habitação, Urbanização, Empreendimentos e Turismo de eventos. 

Com cerca de seis meses de obra, a casa do Jovani Santana Santos está com 85% de execução concluída, restando apenas os serviços de acabamento, como instalação elétrica, piso e pintura. O soldador, que é beneficiário do Cartão Reforma e Construção, fala com entusiasmo da expectativa de receber em breve a chave do novo endereço.

Veja também:

Fogo atinge Parque Veredas dos Carajás no Sudeste do Pará

‘Tia’ é presa acusada de articular roubos a bancos no Pará

Vídeo: Apae Marabá promove inclusão com corrida e caminhada

Além dos programas habitacionais, são desenvolvidos diversos projetos e programas na área do desenvolvimento social, pois a meta da gestão, conforme explica a prefeita Josemira Gadelha, é trabalhar com a participação das pessoas na construção de uma cidade com qualidade de vida em todos os setores.

Com 28 anos de emancipação e 77.079 mil habitantes, Canaã superou outros municípios do interior do estado
📷 Com 28 anos de emancipação e 77.079 mil habitantes, Canaã superou outros municípios do interior do estado |Reprodução

“Nós temos um programa habitacional que é um dos maiores do país, mas nós estamos trabalhando também uma cidade sustentável, gerando uma nova matriz econômica com grandes eventos, atraindo investidores e isso naturalmente fortalece e aquece a nossa economia local. Então, muitos empresários chegando, investindo, construindo e gerando emprego e renda”, ressalta a prefeita Josemira.

Grandes obras

Quem entra em Canaã dos Carajás pela PA-160 é recebido com uma amostra da atual realidade do município: urbanização e construção de um complexo viário. Na rotatória da entrada da cidade está localizado um dos canteiros da obra de duplicação da Rodovia Arnaldo Chagas, que dá acesso ao polo industrial.

Fazem parte desse circuito as obras em andamento de duplicação das Avenidas América e Belém, que contemplam mais de 5 km com drenagem, pavimentação, calçadas acessíveis, ciclovia, paisagismo , sinalização e iluminação. Além das avenidas Antônio de Paiva, dos Pioneiros e Antônio de Almeida que já foram concluídas.

O município de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, foi destaque mais uma vez na geração de empregos no estado do Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS