Uma tempestade com granizo caiu sobre o município de Itupiranga, distante cerca de 50 quilômetros de Marabá no sudeste paraense, na tarde desta sexta-feira (30) deixando assustado grande parte dos moradores. 

Imagens e vídeos de internautas repercutiram as redes sociais da região por conta do fenômeno ser raro, e não se ter registros do fato em Itupiranga. No último dia 15 de setembro, já havia acontecido um forte temporal em Parauapebas, também no sudeste paraense.

Árvores foram derrubadas com a força do vento
📷 Árvores foram derrubadas com a força do vento |Reprodução

Segundo os moradores, árvores caíra, casas foram destelhadas, bairros inteiros ficaram sem energia, devido a queda de postes e fiação. Em vídeos, os moradores registraram os pedaços de granizo caindo sobre as casas e os carros. Foram momentos de pânico.

Veja também:

Polícia investiga atropelamento de mãe e criança em Marabá

Tentou matar mulher, mas acabou morto a tiros

Justiça condena homem que matou família a 107 anos de prisão

Em algumas residências, pais abrigaram os filhos em baixo das mesas depois que as telhas voaram e começou a cair granizo, algo raro nesta região do país.

COMO SE FORMA

Granizo é uma formação de água em estado sólido que ocorre em nuvens com condições específicas, precipitando-se dessa forma na superfície terrestre. Sua formação é concretizada em nuvens de elevada altitude mediante a ação de elementos e fatores climáticos diversos, com destaque para as baixas temperaturas.

Falta de energia também afetou Itupiranga
📷 Falta de energia também afetou Itupiranga |Reprodução

As chuvas de granizo são formadas principalmente em zonas equatoriais e têm grande potencial de causar danos às comunidades humanas. Elas geram inúmeros prejuízos econômicos, com destaque para perdas na agricultura. O granizo possui tamanhos variados e é uma das formas de precipitação de água. (Com informações de Correio de Carajás)

 
Chuva com granizo deixou várias casas e comércios destruídos Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS