Marabá e a região de Carajás já vivem há pelo menos 40 dias de estiagem, sem chuvas, o que tem aumentado consideravelmente o calor e a sensação de altas temperaturas. Nesta sexta-feira (12), por exemplo, a temperatura em Marabá deve chegar a 36º graus com a umidade do ar ficando no mínimo em 39 e no máximo em 86%.

Os picos altos das temperaturas nesta região do Pará chegam geralmente no auge entre as 15h e 16h, quando a sensação térmica chega a mais de 40º graus. 

A maior parte do dia o calor afeta a vida do marabaense
📷 A maior parte do dia o calor afeta a vida do marabaense |Naldinho Fontenele via Drone

Os moradores de Marabá tem comentado muito sobre essa sensação de calor na cidade. Usuários das redes sociais tem repercutido a situação diariamente. "Esse calor de Marabá corta toda minha vibe", declarou o usuário @jovicoz no Twitter. "Tá fazendo um calor infernal de noite em Marabá pelamor", escreveu @predaugustooooo no microblog.

Esse calor de marabá torna tudo difícil

— Paloma (@palomagurgelpsi) August 12, 2022

"Missão impossível é conseguir dormir a tarde nesse calor de Marabá", escreveu @gustavoluyk. "A vantagem de estar o dia todo na faculdade é o ar de grátis nesse calor de 600°C na digníssima Marabá", disse @rafaelavieirss. 

Esse calor de marabá corta toda minha vibe 😔

— jovico (@jovicoz) August 9, 2022

Veja também!

Vídeo: cão farejador encontra droga em bagagem de passageira

Polícia prende suspeito de matar jovem na frente do pai

Veículos estacionados em praça de Marabá são recolhidos

De acordo com José Raimundo, do setor de metereologia do Inmet, a região sudeste do Pará está sob domínio de uma massa de ar seco, que intensifica no período da tarde inibindo a formação de nuvens. "Convém ressaltar que devido mais de 40 dias sem ocorrências de chuvas na região, apresenta gradativamente o aumento das temperaturas que chegou a apresentar temperatura máxima, na maioria dos dias, superior a 35 graus atingindo até 37 graus celsius", declarou.

tá fazendo um calor infernal de noite em marabá pelamor

— Pedrinho (@predaugustooooo) August 12, 2022

A previsão e continuar período seco no decorrer mês de agosto e altas temperaturas, segundo a entidade. "Com agravante de umidade relativa do ar ficar no período da tarde inferior a 30 por cento em alguns dias, ficando o capim e grama secos favorece a incêndio na região", alertou.

Há 40 dias o sol é o companheiro diário do marabaense, sem previsão de chuvas Foto: Naldinho Fontenele via Drone

MAIS ACESSADAS