Foi divulgado essa semana o resultado do Prêmio Cidade de Manaus, edição de 2022, um dos mais importantes prêmios no cenário das literaturas no país, e que contemplou livros inéditos em várias categorias. Em sua 11ª edição, o concurso literário é promovido pelo Conselho Municipal de Cultura, em parceria com a Prefeitura de Manaus, e que conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultural, Turismo e Eventos de Manaus. 

Um dos objetivos do Prêmio Cidade de Manaus é reconhecer os talentos das literaturas no país e promover as atividades artísticas. Ao todo o prêmio recebeu quase 900 obras inscritas, de diversos estados brasileiros.

Na edição de 2022 o vencedor do Prêmio Cidade de Manaus, na categoria poesia a mais concorrida do prêmio, com o livro de poemas inéditos intitulado "Horóscopo de batizar brumas contra a solidão das asas" foi o poeta e pesquisador Airton Souza, que é o primeiro escritor marabaense a vencer esse prêmio.

Na categoria poesia, vencida pelo marabaense, foram inscritas 201 obras inéditas. 

Veja também!

Sine Marabá divulga mais de 60 vagas nesta quarta-feira (17)

Aeroporto de Marabá vai a leilão nesta quinta-feira (18)

Somente em 2022 Airton Souza esteve entre os vencedores de sete prêmios literários, entre os quais foi primeiro lugar no Prêmio Book Brasil, primeiro lugar no Prêmio Ecos de Literatura, primeiro lugar no Prêmio Cidade de Penedo, com o conto “o cheiro da carne de deus”, e mais recentemente obteve também o primeiro lugar no V Prêmio Travassos de Literatura, promovido pela Editora Travassos, do Rio de Janeiro. Para Airton “A conquista do Prêmio Cidade de Manaus representa muito para todos nós de Marabá. Essa conquista é coletiva porque, de certa forma, nós vamos conseguindo colocar a cidade em evidência nos circuitos literários. Além disso, esse é um dos principais prêmios de todos os que venci até aqui”.

O Prêmio Cidade de Manaus premiou ainda Eduardo Von Sperling, na categoria romance, Ricardo Lima, na categoriacontos e/ou crônicas, Vanessa Carneiro Rodrigues, no livro de ensaios, Ivo Korytowski, na categoria memória, Gisele Garcia, na categoria livro infantil, dentre outros autores. A premiação do concurso literário é no valor de R$ 5 mil reais e mais a publicação da obra vencedoras.

Na edição de 2022 o vencedor do Prêmio Cidade de Manaus foi o poeta e pesquisador Airton Souza Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS