Neste domingo (24) a Igreja Católica inicia a Semana Santa com as celebrações do Domingo de Ramos. A celebração rememora a entrada de Jesus em Jerusalém. 

“Neste domingo, nós comemoraremos o Domingo de Ramos, o Domingo da Paixão, como é mais popularmente conhecido. E com isso abrimos a Semana Santa, a semana mais respeitada para os cristãos católicos. É santa porque nós vamos comemorar o amor de Deus por cada um de nós”, explicou o bispo de Marabá, Dom Vital Corbellini.

Durante a semana santa, quando os católicos celebram a paixão, morte e ressurreição de Cristo, as paróquias terão programação especial. As missas serão realizadas até o Domingo de Páscoa, no dia 31 de março.

Semana Santa inicia com a procissão de Ramos
📷 Semana Santa inicia com a procissão de Ramos |Reprodução

CONTEÚDO RELACIONADO:

Durante a semana as igrejas farão procissões, várias celebrações e atividades como Vigília e Adoração, celebração da Paixão do Senhor, Liturgia Penitencial, Via Sacra pelas ruas do bairro, Missa de Lava Pés e Missa de Páscoa. Para os católicos esses momentos são uma forma de relembrar os últimos momentos de Jesus antes da crucificação e a ressurreição.

Bispo Dom Vital Corbellini: "Todas as pessoas então estão convidadas a participar de todos os eventos na Semana Santa, nas suas paróquias e também na Catedral Diocesana"
📷 Bispo Dom Vital Corbellini: "Todas as pessoas então estão convidadas a participar de todos os eventos na Semana Santa, nas suas paróquias e também na Catedral Diocesana" |Reprodução

PROGRAMAÇÃO

Neste domingo, na Paróquia São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, terá a procissão de Ramos às 9h30 até a Catedral do Perpétuo Socorro. 

Na Quarta-feira Santa (27), às 19h, terá Santo Rosário, na Catedral do Perpétuo Socorro, na Velha Marabá e 19h30 a Santa Missa.  

Na Quinta-feira Santa (28) terá na Catedral Diocesana, às 9h30, terá a Missa do Crisma (ou Santos Óleos), com a presença de todos os sacerdotes e religiosas pela renovação das promessas sacerdotais e também bênçãos dos santos óleos. À noite, muitas comunidades realizam a cerimônia da Missa Lava-Pés, relembrando o gesto humilde de Jesus ao lavar os pés de seus apóstolos.

Na Sexta-feira Santa (29), dia da Paixão e Morte de Jesus Cristo, às 15h, tem a celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. “É o dia de jejum e de abstinência. Nós nos voltamos para a cruz, para a paixão e morte do Senhor pela humanidade e por cada um de nós”, explicou o bispo Dom Vital. Em algumas paróquias também terá a Via Sacra nas ruas. 

No sábado (30) será a vigília pascal, com missa às 19h30 na Catedral Diocesana e também nas paróquias. “É a vigília das vigílias aguardando a ressurreição do Senhor”, disse. 

No Domingo de Páscoa (31) será o dia da ressurreição do Senhor, que venceu a morte e trazendo a esperança da vida eterna.

“Todas as pessoas então estão convidadas a participar de todos os eventos na Semana Santa, nas suas paróquias e também na Catedral Diocesana. As pessoas podem se aproximar do sacerdote para as confissões e assim preparar-se para a Semana Santa, a Páscoa sendo a festa das festas”, disse o bispo Dom Vital Corbellini. 

PARÓQUIA SÃO FÉLIX DE VALOIS 

MAIS ACESSADAS