Com o intuito de garantir a segurança de banhistas nas praias e balneários de Marabá, no sudeste do estado, a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos, está fiscalizando as atividades no município durante o período de férias escolares. Além das fiscalizações nos rios, órgãos que compõem a segurança pública estão participando de um curso com duração de 50 horas/aula.
A capacitação está ocorrendo no auditório do CPRII, na Folha 30, na Nova Marabá, e segue até esta sexta-feira (12). Representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento Municipal de Segurança Patrimonial, DMTU (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano) e Guarda Municipal estão entre os participantes.
Entre os agentes, está o inspetor Chaves da Guarda Municipal, que destacou a importância da capacitação para a segurança da população durante o período de veraneio. "O curso agrega conhecimento. A Capitania já veio em outras oportunidades para formar e capacitar os barqueiros e rabeteiros, que fazem o transporte das pessoas até as praias, e para a segurança pública não poderia ser diferente”, disse.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Operação Verão 2024 visa aumentar segurança nas praias
- Forças de Segurança anunciam Operação Verão 2024 em Marabá
- Conheça mais uma praia que vai ‘bombar’ neste verão no Pará
Ainda segundo Chaves, recentemente, a Guarda Municipal adquiriu uma embarcação, “e nada melhor do que se capacitar para conduzir essa embarcação de maneira segura e prestar um bom serviço à sociedade”.
SEGURANÇA
Além de preparar os agentes de segurança pública, o inspetor Chaves ressaltou a importância da conscientização da sociedade em seguir as instruções de segurança, como o uso do colete salva-vidas, o consumo moderado de álcool e o cuidado com as crianças.
"O cidadão precisa entender que as regras de segurança, como o uso do colete salva-vidas e a capacidade de pessoas dentro de uma embarcação, são importantes para a segurança de todos. Aqueles que vão à praia para se divertir e aliviar o estresse do dia a dia devem prestar atenção e compreender que os meios de segurança são essenciais para garantir um retorno seguro para suas casas.", ponderou o inspetor. (Com informações de Elioenay Brasil/ da RBATV)