A divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na última quarta-feira (14) ainda repercute, e a liberação dos microdados para municípios e escolas pelo Ministério da Educação (MEC) animaram diversos gestores da região e entristeceram outros.
No Pará, em se tratando da rede pública municipal de ensino, os grandes destaques foram Marabá e Curionópolis, que alçaram, pela primeira vez, ao pelotão das dez melhores redes de ensino tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do ensino fundamental, levando-se em conta a nota geral do Ideb.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Marabá debate inclusão de alunos surdos na educação
- Estudantes de Marabá recebem R$10 mil: entenda o motivo!
Mas há mais que isso nas entrelinhas. As cidades ostentam as melhores escolas públicas para estudar na região, considerando-se o nível de proficiência de seus alunos nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, a partir de prova aplicada a título do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2023.
Uma análise foi realizada sobre os microdados do Ideb para desvendar quais as melhores escolas municipais da região de Carajás, considerando-se os municípios de Marabá, Parauapebas, Eldorado do Carajás, Curionópolis e Canaã dos Carajás. O resultado é surpreendentemente diferente de 2021, quando Parauapebas dominava, mas já perdia força.
Agora, Marabá e Curionópolis detêm, no geral, as melhores escolas públicas da região, com os melhores índices de aprendizagem e proficiência em cálculos, escrita, leitura e interpretação de texto, um desempenho a comemorar.
Ascensão de Marabá
No ranking das 20 melhores escolas da região, tendo como ponto de partida os anos iniciais do ensino fundamental, Marabá concentra simplesmente todo o pódio. A medalha de ouro é para o Colégio com supervisão militar Rio Tocantins, que é disparado campeão em proficiência em Matemática e Língua Portuguesa. A prata fica com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pequeno Príncipe e o bronze, com a EMEF Anízio Teixeira.
O interessante no ranking dos anos iniciais é que, das 20 melhores, nove nomes são de Marabá, cinco são de Parauapebas, quatro são de Curionópolis e dois de Eldorado. A considerar o tamanho e a importância econômica de cada município, Curionópolis leva vantagem porque mostra que está fazendo infinitamente mais com menos recursos, tal como acontece com municípios de Ceará, Alagoas e Pernambuco.
Vale ressaltar que os estados citados são campeões de proficiência no Saeb e de notas no Ideb, mesmo com “poucas posses” — ou seja, poucos recursos — e com professores recebendo, por exemplo, até cinco vezes menos que em Parauapebas e Canaã dos Carajás, este o qual não possui um representante sequer no listão das 20 melhores escolas.
Em se tratando do ranking das 20 melhores escolas dos anos finais do ensino fundamental, Marabá também lidera com a EMEF Pedro Cavalcante. Parauapebas tem duas unidades de ensino ocupando segundo e terceiro lugares, mas só isso, enquanto Curionópolis aparece na lista com sete representantes e Marabá com 11. Canaã dos Carajás e Eldorado não têm representantes.
Confira o ranking das melhores escolas, que leva em consideração a proficiência dos alunos com base na avaliação do Saeb.