Faltando 44 dias para o 44º Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá, a Diocese local já começa os preparativos para a terceira maior festa católica do Pará. O Círio de Marabá acontece no terceiro domingo de outubro, um domingo após a grande procissão em Belém. Em Marabá o Círio acontece no dia 20 de outubro, e são esperados pelo menos 300 mil fiéis.
A Diocese de Marabá realizou no último dia 31, no Santuário Nossa Senhora de Nazaré na Folha 16, o ‘VII Simpósio de Mariologia’, evento que abriu oficialmente a programação do Círio 2024 de Marabá. O evento contou com a presença de Dom Vital Corbellini, bispo da Diocese de Marabá, e dois convidados, os missionários da Comunidade Canção Nova: Salete Ferreira e Sebastião Prudente.
Veja também:
- Diocese lança cartaz do Círio de Marabá neste domingo (26)
- Reunião define últimos detalhes para o Círio de Marabá 2023
- Da devoção de uma freira, para a 3ª maior procissão do Pará
O Simpósio teve início com a Santa Missa, presidida por Dom Vital Corbellini, que contou com a participação de cerca de 700 pessoas, que refletiram sob o tema do Círio deste ano: “Ó Maria, fortalecei a nossa fraternidade”, assim como também refletiram acerca de Maria, seu papel e sua importância para a Igreja, e participam de momentos de oração, testemunhos, Show de Salete Ferreira e adoração ao Santíssimo Sacramento.
As reflexões mantiveram o foco no tema central deste ano, além de discussões sobre o papel e a importância da figura de Nossa Senhora na Igreja. Momentos de oração também foram conduzidos, assim como os testemunhos. Destacou-se a cantora e missionária Salete Ferreira, que abrilhantou a noite com um belo show, seguido de um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.
O evento prepara os romeiros para a aguardada chegada do Círio 2024 em Marabá. Uma série de programações ainda será realizada, como o círio fluvial, no dia 19 de outubro, a ciclo romaria, no dia 12 e a moto romaria, no dia 13.
O 44° Círio acontecerá no terceiro domingo do mês de outubro, dia 20, com quase 7 quilômetros de percurso, e a expectativa de participação de 300 mil romeiros.