As obras da Policlínica/Natea (Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista) em Marabá, região de Integração Carajás, no sudeste paraense, já estão com 96% dos serviços concluídos. A instalação conta com 2.482,55 m² de área construída, com dois pavimentos e 51 salas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), tem como objetivo descentralizar os serviços de saúde especializados da capital para Marabá região.

A instalação, que já esta nos estágios finais da construção, contará com 51 sala, que estão sendo preparadas para abranger 35 especialidades médicas.
📷 A instalação, que já esta nos estágios finais da construção, contará com 51 sala, que estão sendo preparadas para abranger 35 especialidades médicas. |Reprodução

A capital paraense, Belém, além dos municípios de Tucuruí, Capanema e Bragança já foram contemplados com policlínicas. A meta do governo estadual é que até o final de 2024, outras policlínicas já estejam em funcionamento, além de Marabá, Altamira e Santarém, na região oeste paraense; e Breves, no Marajó.

Estrutura

Para a construção do prédio, foram investidos cerca de R$ 26 milhões, com uma estrutura que conta com um sala de tomografia; uma de ressonância magnética; sala de Raios X; duas salas de procedimentos invasivos; sala de recuperação; sala de mamografia; sala de ultrassonografia; densitometria; consultório ginecológico; consultório de otorrino e oftalmológico; sete salas de consultórios indiferenciados; salas de processamentos; endoscopia; uma sala de recuperação; quatro salas de coleta e três tipos de laboratórios diferenciados. Toda a estrutura será responsável por oferecer 35 especialidades médicas para a população.

Veja também:

Homem finge ser cliente e rouba R$ 3 mil via Pix de lojista

Homem mata pessoa “errada” pensando ser o ex de sua esposa

Padastro e mãe são condenados a 316 anos por abuso de filhas

Segundo o secretário regional de governo sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, o Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista vai proporcionar, além da descentralização dos serviços de saúde pública da capital, a garantia de atendimento de qualidade para Marabá e região.

“O governador Helder Barbalho investe de forma permanente em Marabá e toda região de Integração Carajás, na saúde não poderia ser diferente com garantia de serviços especializados, além de exames e ainda um Núcleo de Atendimento para Pessoas com autismo. Estamos acompanhando a obra desde o primeiro tijolo e vamos inaugurar em breve a Policlínica, que representará uma nova era para saúde de Marabá e região. Parabéns ao nosso governo e toda equipe Sespa", declarou o secretário regional de governo.

Expectativa

"Estou contando os dias para a inauguração da nossa Policlínica/Natea de Marabá. O sentimento é de gratidão pelo nosso Governo do Pará ter implantado um equipamento de saúde desse porte com a Natea no município e ainda mais por ser perto de uma escola que é inclusiva. Nós temos muito a ganhar com essa obra, que vai atender as crianças autistas, jovens e adultos, como também levar saúde especializada e exames para nossa população", disse a professora Joseane Maria Santos Soares, que trabalha na área da Educação Especial.

"Estou contando os dias para a inauguração da nossa Policlínica/Natea de Marabá", expressou a professora de Educação Especial, Joseane Maria Santos Soares.
📷 "Estou contando os dias para a inauguração da nossa Policlínica/Natea de Marabá", expressou a professora de Educação Especial, Joseane Maria Santos Soares. |Reprodução

A auxiliar administrativa Edicleia Oliveira Gomes, que trabalha há um ano na obra da Policlínica e falou sobre a importância do espaço para a região. "É extremamente gratificante ver uma obra desse porte sendo trazida para a cidade de Marabá, onde vai atender grandes demandas na área de especialidades, Natea, então a população só tem a ganhar e agradecer ao Estado".

📷 Edicleia Oliveira Gomes, que faz parte do quadro de funcionários da obra, e comemora: "É extremamente gratificante ver uma obra desse porte sendo trazida para a cidade de Marabá". |Reprodução

Como moradora de Marabá, a entrevistada foi recrutada para fazer parte do quadro de funcionários: "Graças a Deus eu fui abraçada, moro aqui e abracei a oportunidade cedida dentro da cidade", comemora.

MAIS ACESSADAS