O Governador do Pará, Helder Barbalho, esteve em Marabá na última sexta-feira (04), para acompanhar o avanço das obras da Usina da Paz (UsiPaz), no bairro Jardim União. O complexo, que é o maior programa de cidadania do estado, está praticamente concluído e deve ser entregue à população ainda em outubro. Esta será a terceira Usina da Paz da região de Carajás, juntando-se às já existentes em Parauapebas e Canaã dos Carajás.
"Este é o maior programa social de inclusão da América Latina. A experiência das Usinas da Paz tem dado certo em todos os lugares por onde passa. Agora, Marabá vai contar com este espaço que vem para transformar a vida das pessoas que mais precisam", afirmou o governador Helder Barbalho.
Com uma área de mais de 10 mil metros quadrados, a Usina da Paz de Marabá seguirá o modelo das demais unidades já em funcionamento no estado. Serão oferecidos mais de 70 serviços gratuitos, incluindo saúde, educação, qualificação profissional, assistência social, cultura, esporte e lazer. Entre os serviços disponíveis, os moradores poderão ter acesso à emissão de documentos, cursos de formação, aulas de hidroginástica, atividades culturais e esportivas, além de uma biblioteca e áreas de lazer como teatro, parque pet, playground e academia ao ar livre.
Veja também:
- Homem tem ação violenta após surto e morre com cadeiradas
- Veja: A Policlínica de Marabá está quase pronta!
- Mulheres irão definir as eleições municipais 2024 em Marabá
Expectativa da comunidade
A inauguração da Usina da Paz em Marabá é aguardada com entusiasmo pela população local. Erika Souza, moradora há sete anos da cidade, expressou sua expectativa: "Estou muito feliz pela entrega da Usina. Tenho uma filha de 7 anos e quero que ela participe das aulas de balé e natação. Também pretendo aproveitar todos os serviços que a Usina vai oferecer."
Estrutura
A Usina da Paz de Marabá contará com dois prédios principais, onde serão disponibilizados cursos profissionalizantes, atendimentos de saúde, e oficinas educativas para a população. O local também oferecerá serviços essenciais de cidadania, como a emissão de documentos, reforçando sua importância como referência para os mais de 266 mil moradores de Marabá.
Além dos serviços de cidadania e qualificação, o complexo terá instalações voltadas ao lazer e cultura, incluindo um teatro, complexo poliesportivo, playground, parque pet, academia ao ar livre, e piscina, ampliando as opções de atividades recreativas e esportivas para a comunidade.
O impacto das Usinas da Paz
Desde 2021, as Usinas da Paz fazem parte do programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), com o objetivo de reduzir a criminalidade por meio da transformação social. Os complexos multifuncionais, construídos em parceria com a mineradora Vale, já transformaram a vida de milhões de pessoas em todo o estado, oferecendo serviços gratuitos que integram diversas áreas essenciais.
Até o momento, nove Usinas estão em funcionamento, sete na Região Metropolitana de Belém e duas na região sudeste do Pará. Além disso, outras 28 unidades estão em construção em diversas cidades, e a meta do governo estadual é que até 2026 o Pará conte com 40 Usinas da Paz espalhadas pelo território, consolidando o projeto como uma referência nacional em cidadania e inclusão social.