A construção do Hospital Materno-Infantil de Marabá já atingiu 38,23% de conclusão. A unidade, projetada pelo governo do Estado para fortalecer a rede de saúde local, será gerida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e está sendo construída com o apoio da Vale.
A fase de fundação já está totalmente concluída, e neste momento, os serviços se encontram na montagem das estruturas pré-moldadas. O Hospital Materno-Infantil de Marabá busca expandir a assistência de saúde direcionada às mães e crianças na região de Integração Carajás, que abrange 17 municípios. A nova unidade também tem como objetivo auxiliar na descentralização de serviços de média e alta complexidade
Veja também:
- Caixa oferece 10 mil bolsas para mulheres aprenderem IA
- Famosos defendem Vini Jr. na web: "perseguição nojenta"
- Vai fazer o Enem? Veja onde emitir sua RG gratuitamente!
A etapa de montagem da estrutura pré-moldada já está com mais de 60% dos serviços concluídos. A estrutura de concreto do hospital deve ficar pronta até o fim do mês de novembro. Em consonância com Rogéria Dias Assis, engenheiro de Implantação, pela Progem, prestadora de serviços da Vale, as próximas etapas da obra serão as instalações de dutos de ar-condicionado, instalações elétricas, hidráulicas, hidrossanitárias, e de gás.
Os fechamentos em drywall (as chapas com miolo de gesso), terão início na próxima semana, assim como a parte de drenagem do estacionamento, e a montagem da laje de cobertura do bloco de apoio.
"O governador Helder Barbalho segue investindo em saúde em Marabá e por todo o Pará. A Policlínica já está quase pronta para entrega e as obras do Hospital Materno-Infantil de Marabá seguem a todo vapor", afirmou o secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto.
Segundo o secretário João Chamon, após sua conclusão, “a unidade hospitalar vai contribuir sobremaneira na assistência à saúde de mães e crianças, ajudando na descentralização de serviços de média e alta complexidade. Continuamos cuidando de forma permanente da nossa gente”.
Atualmente, a mão de obra de local que atua nas obras do Hospital Materno-Infantil é de 130 trabalhadores diretos e mais 50 indiretos, totalizando 180 trabalhadores.
Aldenor Alvez de Souza é Técnico de Segurança do Trabalho e está há quatro meses na construção do Hospital Materno-Infantil. Para Aldenor, trabalhar na obra do hospital é satisfatório. "Eu espero que esse hospital possa agregar não somente os empregos nessa fase de construção, mas também com relação ao atendimento da saúde em Marabá. Será bom para toda minha família e para a população. É uma satisfação trabalhar aqui", disse.
Vale destaca importância da parceria com o governo do Pará
Ana Carolina Alves, Gerente de Relações Governamentais da Vale, destacou a importância da contribuição. "Para nós, da Vale, é muito importante contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida da população do Estado, por meio de obras, como a do Hospital Materno-Infantil de Marabá", disse ela.
"Atualmente, executamos esta e outras 25 construções em parceria com o governo do Estado, dentro do Programa Estrutura Pará, política pública estadual. A população é beneficiada pelo projeto desde a execução das obras, que geram empregos, impostos e contratação de fornecedores locais. E, quando inaugurados, esses espaços vão promover ações nas áreas de segurança pública, saúde, cidadania, meio ambiente e cultura", reiterou a gerente da Vale.
Estrutura
A área total da construção será de 12.418,30 m², com 135 leitos totais, 86 leitos de enfermaria, 30 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), 10 leitos de UCI (Unidade de Cuidado Intensivo), 5 leitos de mãe canguru e ainda 4 leitos de isolamento.
O prédio se divide em quatro pavimentos (subsolo, térreo e quatro pavimentos), o subsolo comportará os vestiários, circulação vertical, áreas técnicas, hall, manutenção e almoxarifado.
- No térreo, ficarão a emergência, circulação vertical, áreas técnicas, ambulatórios, áreas sociais, diagnóstico e administração;
- O 1º pavimento será composto por UTI Neonatal, circulação vertical, áreas técnicas, hall, áreas sociais, UTI Adulto, banco de leite, laboratório, áreas de apoio, e UTI Pediátrica;
- 2º Pavimento: Centro cirúrgico, circulação vertical, e agência transfusional;
- 3º Pavimento: Clínica pediátrica, circulação vertical, e áreas técnicas;
- 4º Pavimento: Clínica obstétrica, circulação vertical, áreas técnicas, hall, áreas sociais e refeitório.