No último sábado (7), Marabá foi palco do Festival Paralímpico 2024, evento nacional promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a iniciativa contou com a participação de mais de 200 alunos, incluindo crianças com e sem deficiência.

Em Marabá, a organização ficou a cargo do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com apoio do Projeto Marabá Paralímpico.

Veja também:

Os participantes tiveram a oportunidade de experimentar modalidades paralímpicas como esgrima, futebol 7 e vôlei sentado. Segundo a educadora física e coordenadora do evento, Luiza Crisóstomo, o objetivo é integrar crianças e jovens ao esporte paralímpico.

Luiza Crisóstomo é educadora física e coordenou a ação.
📷 Luiza Crisóstomo é educadora física e coordenou a ação. |Reprodução / Ascom Semed

“Queremos mostrar o esporte paralímpico para todos, com ou sem deficiência, e inspirá-los a ingressar nesse universo”, destacou.

Evento Nacional

Realizado em 120 localidades pelo país, o Festival Paralímpico é uma celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro. Marabá, pela segunda vez, foi uma das cidades selecionadas para sediar a iniciativa.

Thais Mendes, coordenadora do Departamento de Educação Especial da Semed, reforçou a importância da inclusão: “Temos 20% de participação de pessoas sem deficiência, o que fortalece a integração e o respeito às diferenças”.

Thais Mendes, coordenadora do Departamento de Educação Especial da Semed, reforçou a importância da inclusão.
📷 Thais Mendes, coordenadora do Departamento de Educação Especial da Semed, reforçou a importância da inclusão. |Reprodução / Ascom Semed

Destaques Locais

Marabá tem se destacado no esporte paralímpico. Entre os exemplos estão Maria Paula dos Santos, de 16 anos, que também coleciona medalhas no atletismo. “Cada competição é um aprendizado. Aqui, além de melhorar minha condição física, fiz novos amigos”, contou.

 Outra promessa do esporte local é Luiz Fernando Moraes, medalhista dos Jogos Estudantis Paralímpicos, que conquistou ouro no salto. “Foi uma experiência incrível competir em São Paulo e trazer medalhas para a cidade”, afirmou Luiz.

📷 Da esquerda para a direita: Maria Paula dos Santos, Luiz Fernando Moraes e Elisa Vitória Lopes. |Reprodução / Ascom Semed

Na natação, Elisa Vitória Lopes tem se destacado com títulos importantes. Durante o festival, ela reforçou a relevância do evento: “Além de diversão, é uma oportunidade para descobrir o esporte paralímpico e aprender mais sobre superação”.

Espírito de Inclusão

Mais do que promover atividades esportivas, o Festival Paralímpico celebra a inclusão, a diversidade e o potencial transformador do esporte. A ação reforça o compromisso de Marabá em incentivar o Movimento Paralímpico e valorizar o talento de seus atletas.

MAIS ACESSADAS