Aconteceu na tarde desta quinta-feira (12) no sudeste paraense a diplomação dos eleitos em Marabá, Nova Ipixuna e Bom Jesus do Tocantins. O evento aconteceu no Carajás Centro de Convenções, e fez ainda a diplomação dos 21 vereadores eleitos em Marabá e dos vereadores dos outros municípios, que fazem parte das 23ª e 100ª zonas eleitorais.
Foram diplomados o prefeito eleito de Marabá, Toni Cunha (PL), e seu vice, João Tatagiba (Podemos), que obtiveram 69.666 votos, correspondendo a 51,08% dos votos válidos nas eleições de 6 de outubro. Além deles, 21 vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028 também receberão seus diplomas.
A cerimônia contou com a presença dos juízes eleitorais Caio Marco Berardo, titular da 100ª Zona Eleitoral, e Alexandre Hirosho Arakaki, da 23ª Zona Eleitoral. O desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), também participou do evento. Cada diplomado levou até cinco convidados previamente cadastrados.
Veja também:
- Redenção representa o PA em evento sobre leitura e escrita
- Projeto de Lei da IA segue para Câmara com pontos a melhorar
- Hospital de Marabá faz mais de 20 mil cirurgias em dois anos
O prefeito eleito de Marabá Toni Cunha, falou a respeito dos desafios de assumir uma cidade tão importante como Marabá. “É uma responsabilidade muito grande e a gente vai trabalhar muito para responder à altura a confiança que o povo de Marabá depositou na gente”, diz. “Não é uma tarefa fácil administrar uma cidade grande como Marabá, rica também, mas com muitos problemas, com muitos gargalos históricos, a gente precisa fazer mais e melhor”, declarou.
Além disso, ele salientou que a sabedoria para gerir Marabá é avaliar o que não foi feito pelos prefeitos anteriores, e dar continuidade no bom serviços que fizeram. “Avançar muito mais em questões elementares que a gente não conseguiu vencer, como transporte coletivo, a saúde pública, a questão da regularização fundiária, da moradia e de tantos outros problemas que qualquer cidade grande tem”, declarou.
Além dos eleitos de Marabá, foram diplomados os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e suplentes de Bom Jesus do Tocantins e Nova Ipixuna, municípios que integram a jurisdição eleitoral de Marabá.
Após a diplomação, todos os eleitos estão aptos a assumir seus cargos em 1º de janeiro de 2025, mediante a apresentação do diploma emitido pela Justiça Eleitoral às secretarias das respectivas câmaras municipais. (Com informações e apoio de James Oliveira, da RBATV)