Uma forte chuva caiu na manhã desta segunda-feira (23) em Marabá no sudeste paraense deixando alguns transtornos na cidade. Segundo a Climatempo, o Norte do Brasil, além de outras regiões, estão em alerta para chuva forte e volumosa, com potencial para causar transtornos para a população em várias localidades. O fenômeno da umidade somada ao calor facilita a formação das nuvens carregadas.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Metereologia, Inmet, a chuva é conseqüência de “precipitação acumulada em 24 horas (mm/dia)”, que começou às 00h desta segunda-feira (23), indo até esta terça-feira (24) véspera de Natal.
Veja também:
- Veja: Novas oportunidades de emprego em Marabá
- Mundo recorda 20 anos do maior tsunami dos tempos modernos
- Avião cai no centro de Gramado na manhã deste domingo (22)
Além disso, o Inmet publicou um aviso de Chuvas Intensas (Perigo Potencial). Segundo o comunicado, o “INMET publica aviso iniciando em: 23/12/2024 09:35. Terminando em: 25/12/2024 10:00. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”, disse.
Vários registros de alagamentos foram feitos em Marabá, conforme se vê no vídeo abaixo.
PREVISÃO
Na região Norte o alerta para temporais é para o Norte do Tocantins, para a região de Tucuruí, no leste do Pará, no extremo norte do Amapá, em todo o oeste e sul do Amazonas e também para os estados do Acre e de Rondônia.
Para o estado de Roraima, na região de Macapá e nas outras áreas do Amapá, em Belém, no nordeste do Pará, no centro-oeste sul paraense, em Palmas e nas demais áreas do Tocantins, em Manaus e em todo o centro, norte e leste do Amazonas, a situação de atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes.