Entre quinta-feira (26) e sexta-feira (27) deve acontecer a formação de um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no país. Este sistema é responsável por promover dias seguidos de tempo nublado, volumes consideráveis de chuva, por vezes persistentes, que podem causar impactos à população.
As chuvas devem se concentrar em áreas desde o sudoeste da Amazônia, cruzando as regiões Centro-Oeste e o Sudeste do país, até o Oceano Atlântico. Atenção especial para o Sudeste, onde poderá ter impactos à população nos próximos dias. A ZCAS pode atuar pelo menos até a próxima segunda-feira (30).
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para amanhã (26) e sexta-feira (27) é de tempo nublado, com chuvas fortes, “que podem causar impactos à população” em várias áreas do país.
Veja também:
- Vídeo: Marabá amanhece com forte chuva e alerta de temporais
- Veja a previsão do tempo para o período natalino
- Nova ponte sobre o Itacaiúnas será inaugurada nesta sexta
Para Marabá e para a região sudeste do estado, a previsão segue esse mesmo padrão e haverá ainda muitas chuvas. O Inmet emitiu alerta para esta região, com “Cuvas Intensas Perigo Potencial”, com previsão de chuva entre 20, chegando a 50mm por dia.
A previsão do tempo para esta quinta é de “muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas”. Já para esta sexta, a previsão é de “encoberto com chuvisco”. A temperatura mínima fica em 23 e a máxima chega e 29º.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste entre o fim da primavera e o verão.
Definida como um corredor de nuvens que corta o Brasil, desde o sul da Região Amazônica até o Oceano Atlântico, passando pela faixa central do País, a ZCAS, eventualmente, também pode se deslocar para cima ou para baixo e atingir, também, os estados da Bahia e do Paraná. O sistema é facilmente identificado em imagens de satélite devido à organização das nuvens.
O sistema é resultado do comportamento dos ventos em altos e baixos níveis da atmosfera com a formação de uma frente fria, de um centro de baixa pressão ou de uma área alongada de baixa pressão em superfície.