A Defesa Civil de Marabá segue monitorando as águas do rio Tocantins com o apoio de uma empresa particular. As análises, realizadas duas vezes por dia, pela manhã e à tarde, visam identificar possíveis contaminações. Até o momento, os estudos não apontaram riscos, e as autoridades garantem que a água pode ser utilizada pela população sem preocupações.
O monitoramento foi intensificado após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, no último domingo. No acidente, dois caminhões que transportavam ácido sulfúrico e defensivos agrícolas caíram no rio.
Desde então, um gabinete de crise foi instaurado envolvendo órgãos estaduais, municipais e a Defesa Civil, que acompanha o incidente em colaboração com equipes de Imperatriz e municípios vizinhos.
Veja também:
- Vídeo: colisão de veículos resulta em acidente na BR-230
- Cientistas recomendam essa fruta para controle da pressão
- Entressafra e chuvas elevam custo do açaí
Além da análise da qualidade da água, a Defesa Civil monitora o nível do rio Tocantins, que tem registrado redução mesmo com as chuvas que caem sobre a região. Nesta quarta-feira (25), o nível do rio atingiu 3,99 metros, em comparação aos 4,5 metros registrados na semana anterior. As autoridades reforçam que a população será mantida informada sobre qualquer alteração significativa.