A soltura de fogos de artifício para receber o ano novo no ocidente é uma prática antiga. Entretanto, por conta de atuais leis ambientais, como combate a poluição sonora, e também dos animais e pessoas portadoras do espectro autista, a recomendação é que os fogos utilizados sejam os sem estampido, ou sem barulho de explosão.

Em Marabá, por exemplo, há uma Lei desde 2023 (Lei nº 39/2023) que proíbe o uso de fogos de artifício com estampido em atividades comemorativas do município. O projeto também estabelece que o manuseio, uso, arremesso e disparo de fogos de artifício por particulares deve ser feito com fogos silenciosos.

O descumprimento da lei pode resultar em multa de 300 vezes o valor da Unidade Fiscal do Município de Marabá para pessoas físicas e 400 vezes para pessoas jurídicas. Em caso de reincidência, o valor da multa é dobrado.

A Lei Estadual nº 9.593/2022 também proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido em todo o território do Pará.

Veja também:

Mas mesmo os fogos sem estampido, ou barulho, precisam ser manuseados com cuidado. Por isso, a Equatorial Pará orienta sobre o uso adequado e responsável desses produtos.

De acordo com Elton Lucena, executivo de Segurança da Equatorial Pará, danos graves e até fatais podem ocorrer caso os fogos sejam disparados de maneira indevida ou entrem em contato com a fiação elétrica.

É importante adquirir os fogos exclusivamente em locais autorizados, com garantia de que o material possui certificado do Inmetro
📷 É importante adquirir os fogos exclusivamente em locais autorizados, com garantia de que o material possui certificado do Inmetro |Divulgação

“Soltar fogos de artifício é uma ação perigosa e que requer muito cuidado. A Equatorial orienta que, durante as comemorações, a pessoa dispare um por vez e ao ar livre, longe da rede elétrica, para evitar casos de interrupção de energia, por exemplo”, declara. “Além da suspensão do fornecimento, existe um risco elevado de rompimento de um cabo, causando acidentes elétricos ou princípios de incêndio. Vale relembrar que somente maiores de idade podem manusear os fogos”, comenta Elton

A Equatorial Pará também destaca que é fundamental observar cuidados específicos ao soltar fogos de artifício. É importante adquirir os fogos exclusivamente em locais autorizados, com garantia de que o material possui certificado do Inmetro. Nunca se deve transportar explosivos no bolso e nem acender próximo do rosto.

Caso aconteçam acidentes que envolvam a rede elétrica, a Equatorial Pará deve ser acionada de imediato através da Central de Atendimentos, no número 0800 091 0196. Somente os técnicos da distribuidora são autorizados a fazer qualquer intervenção no circuito.

Confira mais dicas em casos de acidente com a rede de energia:

  • - Isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas;
  • - Pessoas no local do acidente não devem tentar retirar objetos que estejam em contato com fios, sem que antes um profissional capacitado assegure que a energia foi desligada;
  • - Jamais tocar em fios partidos.

MAIS ACESSADAS