A Defesa Civil de Marabá intensifica o monitoramento do nível dos rios Tocantins e Itacaiúnas e prepara ações estratégicas para atender a população durante o período do inverno amazônico, marcado por enchentes. Nesta segunda-feira (13), os níveis registrados foram de 8,36 metros no Itacaiúnas e 6,47 metros no Tocantins.

Segundo o secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcus Norat, o município está com equipes e estruturas prontas para atuar em situações de emergência. "Já estamos acompanhando e preparados, com o apoio de órgãos setoriais da prefeitura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e um sistema de voluntariado em implantação", afirma o secretário.

Planos para enchentes e abrigos 

A Defesa Civil conta com um cadastro atualizado de mais de 30 setores vulneráveis a enchentes e 11 locais previamente vistoriados para abrigar famílias desalojadas. Uma prioridade estabelecida pelo prefeito Toni Cunha é garantir abrigos com estrutura adequada, incluindo banheiros separados por gênero e atendimento específico para idosos, crianças e pessoas com deficiência.

"Cada família será alocada de forma organizada, com base no cadastro existente. Novos cadastros serão realizados apenas para famílias que chegarem a Marabá e residam em áreas de risco", explica Norat.

Além disso, alertas serão emitidos para orientar a população sobre os riscos das enchentes. Essas ações integram os pilares do Sistema Nacional de Defesa Civil, que incluem prevenção, preparação, mitigação, resposta e reconstrução.

(Com informações de Zeca Moreno da Rádio Clube). 

MAIS ACESSADAS