A Polícia Civil do Pará deflagrou, em âmbito estadual, a Operação Ponto Crítico Quatro, atingindo em cheio organizações criminosas na região de Carajás no sudeste paraense. A 10ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp Carajás), sob o comando do Delegado Antônio Mororó, Superintendente de Polícia Civil, destacou-se com o maior número de prisões cautelares realizadas em todo o estado do Pará durante a operação.

A ação resultou no cumprimento de 16 mandados de prisões cautelares (temporárias e preventivas) e 19 mandados de busca, focados em crimes de homicídio e tráfico de drogas.

Alvos de Alta Periculosidade

Entre os detidos, o Delegado Mororó confirmou a prisão de um homem considerado o número 2 de uma facção, o segundo na hierarquia local da organização. A prisão ocorreu de forma ostensiva na Rua Magalhães Barata, em Velha Marabá, localidade historicamente conhecida pela intensa atividade de tráfico, onde nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Veja também:

Outro alvo de "extrema periculosidade" capturado foi um homem apelidado de "Zedoca", investigado por diversos homicídios, incluindo o do irmão de um policial militar em Novo Repartimento.

A operação também resultou na apreensão de uma menor envolvida em um ato infracional análogo a homicídio triplamente qualificado, além de três prisões em flagrante delito e outras três apreensões de menores.

Desdobramento em Outros Estados

O balanço apresentado pela 10ª Risp mostra que as prisões não se limitaram à sede da superintendência. Das 16 prisões cumpridas:

  • 10 foram executadas em Marabá (município-sede).
  • 3 foram realizadas em Rondom do Pará.
  • 3 foram cumpridas na capital de Goiás, Goiânia.

Compromisso e Investigação

O Delegado Antônio Mororó enfatizou o papel da investigação prévia para o sucesso da Ponto Crítico 4, que mobilizou um efetivo de 44 policiais civis.

📷 10ª Risp Carajás cumpre 16 mandados de prisão e é a superintendência que mais realiza capturas no estado |Reprodução

"Com toda certeza, a Polícia Judiciária, se ela está operando, se ela está atuando, é porque existiu e existe uma investigação prévia. [...] Isso mostra a presença da polícia constante e efetiva segurança à nossa comunidade," afirmou o Superintendente Mororó, agradecendo também o apoio do Canil da Guarda Municipal de Marabá na busca por drogas.

O Superintendente destacou ainda que a 10ª Risp foi a mais eficiente tanto na terceira quanto nesta quarta fase da Operação Ponto Crítico, reafirmando o compromisso da Polícia Civil com o combate à criminalidade na região.

MAIS ACESSADAS