O professor Doutor Bruno Gomes que iniciou sua vida acadêmica em Conceição do Araguaia, no sul do Pará, cursando Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), ganhou mais um destaque. Natural da cidade de Rondon do Pará, sudeste do Estado, Bruno Gomes orgulha a população paraense.

O escritor, pesquisador e professor universitário, Doutor Bruno Gomes, está entre os investigadores internacionais a assinar a autoria de um artigo acadêmico sobre linguística na revista “South Florida Journal of Development”, em Miami, Flórida, Estados Unidos. 

O jovem doutor figura no último volume do periódico com o texto “Systemic - Functional Linguistics and Linguistic Literacy: Theoretical Foundations and Contributions to Teaching”. (Linguística Sistêmica - Funcional e Alfabetização Linguística: Fundamentos Teóricos e Contribuições para o Ensino). Ao seu lado, também publicaram na revista pesquisadores da China, Espanha, México, Canadá e Bahamas. 

Veja também!

Cavalgada marca abertura da 25ª Exposição do Polo Carajás

Ação itinerante do Detran acontece até o dia 15 de junho

Na produção, Bruno Gomes discute sobre questões teóricas e práticas alojadas na interface entre Linguística Sistêmico-Funcional e Letramento Linguístico. O artigo aborda estratégias essenciais para o ensino de língua materna a partir das percepções funcionalistas da linguística de Halliday, algo ainda pouco discutido no Brasil. 

Michael Halliday (frequentemente abreviado como M.A.K. Halliday) foi um linguista britânico e australiano que desenvolveu uma teoria gramatical conhecida como Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) e, consequentemente, a abordagem conhecida como Linguística Sistêmico-Funcional (LSF).

A principal ideia do linguista, que foi ampliada por seus seguidores ao longo dos anos, é estudar a linguagem relacionada com seu funcionamento em sociedade. Desta forma, a linguagem para Halliday é vista como um sistema sociossemiótico, com várias possibilidades de escolha de significados. Esses significados são organizados em termos de três metafunções: funções generalizadas ao nível do sistema, operando na própria organização das opções disponíveis em uma língua.

Bruno Gomes tem textos acadêmicos publicados em Português, Inglês, Espanhol, Francês e Italiano nas principais revistas científicas da América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. (Sandra Regina, com informações de Delmiro Silva)

Professor Doutor Bruno Gomes, paraense que assinou o artigo acadêmico internacional Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS