Agricultores do assentamento Ararandeua, localizada na zona rural de Goianésia do Pará, distante cerca de 186 quilômetros de Marabá, no sudeste paraense, estão vivendo uma situação desgastante de isolamento há cerca de seis meses. Uma ponte de madeira que existia no local e que fazia a ligação da vila na vicinal Zeca Baiano foi destruída pelo fogo após causar vários incidentes na região.

A estrutura de madeira bastante deteriorada foi queimada no dia 5 de julho de 2023, em uma forma de protesto, já que em pelo menos duas vezes, o ônibus de transporte escolar quase cai no córrego. Cansados de esperar os moradores atearam fogo na ponte precária.

A intenção, segundo um dos colonos da área, que não concordou com a atitude dos moradores, seria uma forma de chamar a atenção da Prefeitura daquele município para que uma nova ponte fosse construída, contudo, causou um efeito reverso.

Veja também:

Paulo Henrique Lima Gomes, morador há sete anos no assentamento, se queixa da situação e alega que se não for tomada nenhuma providência, os moradores terão de percorrer pelo menos oitenta quilômetros por um desvio precário até a cessar a PA-150.

Por conta dessa situação os moradores procuraram o prefeito de Goianésia do Pará Francisco Davi Leite Rocha e, segundo os próprios moradores, este foi taxativo ao dizer que não iria construir uma nova ponte, pois quem deveria resolver a situação seriam àqueles que atearam fogo na antiga ponte.

Enquanto o impasse segue, pelo menos 70 famílias enfrentam dificuldades de acesso, pois usam um desvio e uma “pinguela”, estrutura de madeira que permitir passar apenas moto, ou a pé.

 

E a situação, caso persista, pode piorar um pouco mais, uma vez que até mesmo esta pequena ponte pode ser submergida com a chegada do inverno, aumentando ainda mais a dificuldade dos moradores.

Paulo Gomes informou que se isso acontecer, os moradores terão de circular por estradas e desvios precários por pelo menos 80 km pra puder acessar a PA-150 e dessa forma tudo ficar mais difícil para todos os moradores daquele assentamento.

E não para por ai, quem adoece e precisa de atendimento médico tem de contar com a solidariedade das pessoas para ser carregado, ou carregada, por um desvio. Foi o caso da agricultora Elzir Cardoso, que acabou falecendo no dia 30 de setembro do ano passado.

Prefeito garantiu que vai construir uma nova ponte na região

A reportagem entrou em contato com o prefeito de Goianésia do Pará, Francisco Davi Leite Rocha, que declarou que pelo menos 15 pontes em vicinais foram construídas em um ano. Ele cita uma disputa territorial com o município de Jacundá e que algumas pessoas descontentes teriam ateado fogo na ponte.

Prefeito de Goianésia do Pará, Francisco Davi Leite Rocha, disse que já está fazendo obras de recuperação de pontes que devem chegar em breve no local
📷 Prefeito de Goianésia do Pará, Francisco Davi Leite Rocha, disse que já está fazendo obras de recuperação de pontes que devem chegar em breve no local |Divulgação

Mas independentemente de disputas, a ponte deve ser erguia este ano, assim como fez em outras regiões para permitir que os moradores tenham acesso e condições para escoar a produção agrícola. (Com apoio de Edinaldo Sousa)

MAIS ACESSADAS