Doar sangue é um gesto de amor e que salva vidas. Acontecerá no próximo sábado (13), a campanha “Doar sangue é salvar vidas”, em Conceição do Araguaia, sul do Pará. O objetivo da campanha é incentivar, valorizar e ampliar a captação de sangue no município e região, possibilitando que o doador faça este ato de amor e empatia sem precisar se locomover para outras cidades.

Trata-se de uma iniciativa da Fundação Hemopa, de Redenção. As doações poderão serão realizadas das 7h30 ás 16h, na Escola Municipal Pio XII, localizada no bairro São Luiz II. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável. Segundo os organizadores da ação humanitária, será realizada triagem clínica nos voluntários que comparecem para doar sangue, mesmo que ele já tenha feito doações anteriores. 

Veja também:

A doação dura cerca de 45 minutos e não traz riscos à saúde do doador. A medula repõe o sangue retirado em até 2 meses nos homens e em 3 meses nas mulheres. Cada bolsa de sangue, com 400 ml, é capaz de salvar até duas vidas. Entre os beneficiados estão vítimas de acidentes, transplantados, portadores de câncer, pacientes com problemas de coagulação, com anemia e que fizeram cirurgia. 

Para doar é necessário:

- Estar munido de documento original com foto;

- Pesar mais de 50 kg;

- Dormir por pelo menos oito horas no dia anterior ao da doação;

- Não ingerir bebida alcoólica no dia anterior ao da doação;

- Não fumar por pelo menos duas horas anteriores ao momento da doação;

- Tomar um café da manhã leve.

Local da doação:

Escola Municipal Pio XII, Avenida Tapirapés, número 3171, São Luiz II – Conceição do Araguaia.

MAIS ACESSADAS