O turismo é uma das principais vocações econômicas do Pará. Cada região paraense possui suas belezas naturais e outros atrativos que chamam atenção de visitantes de várias outras regiões brasileiras e até do exterior. 

Vinte municípios do sul e sudeste paraense já foram cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo (MTur), segundo a Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás – Amat Carajás. 

A partir do cadastro, os municípios passam a integrar o Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa), uma importante ferramenta do Governo Federal para definição de políticas públicas voltadas para o setor turístico.

Veja também:

O Mapa é anual e o cadastro pode ser registrado no sistema em qualquer época do ano. As prefeituras precisam apenas fornecer ao Sismapa os dados essenciais e atender aos critérios exigidos, conforme consta no site da entidade que você pode consultar clicando aqui. 

Belas praias do Araguaia colocam Conceição no Mapa do Turismo
📷 Belas praias do Araguaia colocam Conceição no Mapa do Turismo |Reprodução

Os municípios do sul e sudeste paraense cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro são: Água Azul do Norte, Conceição do Araguaia, Redenção, Rio Maria, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Tucumã e Xinguara (Região Araguaia); Breu Branco, Dom Eliseu e Tucuruí (Lago do Tucuruí); Dom Eliseu, Rondon do Pará e Ulianópolis (Região do Rio Capim); Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Marabá, Parauapebas, Piçarra, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia (Região de Carajás). 

 Ao todo, o Estado do Pará conta com 50 municípios já estão no Mapa, cabendo à Secretaria de Estado de Turismo (Setur), interlocutora estadual do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) do MTur, garantir assessoria técnica para que os municípios paraenses possam ser inseridos no Mapa. 

MAIS ACESSADAS