Um grande hospital do Pará realizou mais uma captação de órgãos que vai beneficiar duas pessoas. O processo foi conduzido pela Central Estadual de Transplantes do Pará (CET-PA), que está subordinada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e ocorreu no Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (HRBTSR), em Abaetetuba.

Antes da realização do procedimento, silêncio total na sala cirúrgica. “Vamos manter um minuto de silêncio em homenagem ao paciente e seus familiares que autorizaram a doação”. Essas foram as palavras da médica cirurgiã Mariana Maurity, antes de iniciar o procedimento de captação dos órgãos. “A captação dos rins irá beneficiar dois pacientes renais crônicos em hemodiálise e que aguardam o transplante. A logística para a captação foi muito bem organizada e ajuda o interior do Estado fazer parte do processo”, explica Alfredo Abud, médico e coordenador da CET- PA.

Conteúdo Relacionado:

O processo de acompanhamento e acolhimento dos familiares foi coordenado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Santa Rosa, composta por uma equipe multiprofissional, ambulatorial e médica, permitindo a retirada dos dois rins. Ao todo, os órgãos beneficiarão duas pessoas, que terão a oportunidade de uma vida nova graças a generosidade dos familiares do doador.

Uma captação já havia acontecido em fevereiro deste ano de 2024, e resultou em pelo menos cinco pacientes beneficiados com os órgãos.

Homenagens

Como forma de homenagem, a equipe assistencial da unidade hospitalar organizou um ‘corredor humano’ entre a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o Centro Cirúrgico. É uma forma simbólica de expressar gratidão e apoio à família do doador.

Equipe do Hospital Santa Rosa que participou de todo o processo
📷 Equipe do Hospital Santa Rosa que participou de todo o processo |Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) protocolou procedimentos rígidos para coleta, transporte e transplante de órgãos. Pacientes que têm um diagnóstico de morte encefálica podem ser doadores. A família é consultada sobre a possibilidade de doação de órgãos no início do processo de captação. É realizada uma série de exames para confirmar o diagnóstico caso concordem. A lei exige que as pessoas sejam informadas sobre a morte encefálica.

Referência

O Hospital Regional Santa Rosa, administrado pela Organização de Saúde Instituto Diretrizes, forneceu toda a estrutura necessária para a realização da cirurgia de captação de órgãos. A unidade hospitalar está se consolidando como líder no processo de coleta de órgãos para transplante na região do Baixo Tocantins.

Como forma de homenagem, a equipe assistencial da unidade hospitalar organizou um ‘corredor humano’ entre a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o Centro Cirúrgico
📷 Como forma de homenagem, a equipe assistencial da unidade hospitalar organizou um ‘corredor humano’ entre a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o Centro Cirúrgico |Divulgação

O Diretor Geral do Hospital Santa Rosa, Claudemir Guimarães, enfatizou: "É muito significativo o ato de quem doa e, em respeito ao doador e seus familiares, o Hospital Santa Rosa tem o compromisso de agir com celeridade para salvar uma ou mais vidas por meio da solidariedade de tantos envolvidos”.

MAIS ACESSADAS