Em temos de sustentabilidade, meio ambiente e luta pela floresta em pé, a criação e implementação de técnicas para a agricultura familiar, são uma prova de que o homem pode subsistir junto com a vegetação e melhor, fazer uso dela para sua sustentação econômica.
Mais de 50 agricultores familiares do município de Nova Ipixuna no sudeste paraense participaram da oficina sobre Sistemas Agroflorestais, que incluiu arranjos produtivos e tratos culturais promovido pelo Escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do município.
Os agricultores, que são dos assentamentos João Vaz, Tocantins, Agroextrativista, Casarão e Nossa Senhora Perpétuo Socorro, conheceram na prática, as técnicas de cultivo e manejo do açaí, macaxeira e algumas essências florestais.
Veja também:
- Agricultura familiar ganha força com criação de nova feira
- Evento em Marabá promete ser ponto de virada para pecuária!
- Produtores comemoram produção de cajá com festa e cavalgada
Uma das técnicas foi o preparo de plantio de frutas, usando adubação orgânica e mineral, e como abrir cova manualmente, utilizando cavadeira articulada e motorizada.
"O SAF's é um sistema de grande importância principalmente para o pequeno agricultor, além da conservação das qualidades do solo, traz a possibilidade de cultivo, variando onde uma espécie contribui com a outra, trazendo uma renda diversificada, além de melhorar os aspectos climáticos e ambientais da propriedade", ressaltou o técnico extensionista e engenheiro agrônomo Genival Reis dos Santos, que também é chefe do escritório do município de Nova Ipixuna.
A oficina foi realizada na propriedade do agricultor Walcilandio Melone, que já maneja suas produções utilizando as técnicas do sistema agroflorestal.
"A oficina é uma oportunidade aos agricultores de conhecerem na prática novas técnicas de manejo. Abre-se novas portas, é um encontro de vários produtores e profissionais proporcionando troca de experiências, principalmente a minha que já trabalho com o sistema há alguns anos e que me trouxe muitos benefícios", destacou o produtor Melone.
Além das técnicas, os agricultores conheceram sobre o programa território sustentável e a importância do crédito rural, ministrados pelo técnico extensionista Antônio Marçal e o técnico em Agropecuária Claudean Marinho.
OS SISTEMAS
Os sistemas Agroflorestais - SAFs, são sistemas produtivos que unem, no mesmo espaço de floresta, várias culturas de importância econômica, alimentar, cultural e ecológica. Por meio de intervenções controladas e tratos específicos, as espécies passam a se relacionar com vantagens mútuas, em termos de nutrientes, solo, clima e sombreamento.
São alternativas econômicas, ecológicas e sociais viáveis para o fortalecimento da agricultura, sem precisar degradar as florestas. Aumentando assim a produção e sua qualidade, além de gerar emprego e renda aos produtores por meio do desenvolvimento sustentável.
A oficina foi promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Ipixuna, Sindicato dos Produtores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Ipixuna e o Escritório Local de Marabá.