O período chuvoso aumenta consideravelmente os casos de dengue, chikungunya e zika, doenças que podem deixar graves sequelas nos seres humanos. Diante dos riscos de contaminação, é fundamental a mobilização por parte dos órgãos de saúde pública, em conformidade com as diretrizes do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD).

A Prefeitura de Rio Maria, localizada no sul do Pará, iniciou na última quarta-feira (12), um mutirão de limpeza na cidade com o objetivo de intensificar o combate à dengue e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti dentro das residências. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e coordenada pelo Departamento de Endemias, com o apoio da Atenção Primária à Saúde e dos agentes comunitários de saúde.

Veja também:

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nesta primeira etapa, o mutirão está sendo realizado nos bairros Alvorada, Parque da Liberdade e Planalto. Em seguida, as equipes seguirão para outros bairros que apresentaram índices mais elevados no último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa).

De acordo com o Departamento de Endemias, aproximadamente 90% dos focos do mosquito estão sendo encontrados em ambientes domésticos. Isso inclui recipientes como vasos de plantas com água parada, tampinhas de garrafa, latas e garrafas com a boca virada para cima, bebedouros e bandejas na parte traseira de geladeiras.

📷 Servidores atuando no combate a dengue |Michel Garcia

Durante o mutirão, as equipes estão distribuindo sacos plásticos reforçados para que a população colabore no descarte de pequenos criadouros. A orientação é que não sejam colocados, junto com esses sacos, entulhos, restos de obras, galhadas, móveis ou eletrodomésticos, visto que será recolhido apenas o lixo que o caminhão de limpeza pública consegue transportar.

A Secretaria de Saúde reforça o pedido de colaboração da população, destacando que a participação de cada morador é essencial para eliminar os focos do mosquito e prevenir novos casos.

MAIS ACESSADAS