Agora a cidade de Parauapebas, na região sudeste do Estado, conta com uma unidade da Usina da Paz. Localizada nos altos do bairro Jardim Tropical I, este projeto inovador integrado ao programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado, vai atender a população desta região e levar mais qualidade de vida, redução da violência e transformação social, por meio de ações integradas de cidadania, saúde, segurança, qualificação profissional, esporte e lazer.

Este é o quinto complexo multifuncional, construído em um terreno de 10.250 m2 e entregue pelo governador do Estado, Helder Barbalho, na manhã desta quarta-feira (18), dia do aniversário do chefe do executivo.

Governador entrega a UsiPaz Parauapebas acompanhado de outras autoridades
📷 Governador entrega a UsiPaz Parauapebas acompanhado de outras autoridades |Marco Santos/ Ag. Pará

"A Usina da Paz é um projeto de transformação social, que busca fazer com que as causas sejam solucionadas para evitar os efeitos. Aqui em Parauapebas nós também estaremos com diversos tipos de serviços por meio de órgãos do governo do Estado e da prefeitura, para fazer com que toda essa região possa, com a presença do Estado, melhorar a vida das pessoas e garantir educação, saúde, empreendedorismo, descobrir talentos, fortalecer a cultura, o esporte, fazer com que esta região possa viver um novo tempo, um novo momento", celebrou Helder Barbalho.

O governador informou ainda que as Usinas da Paz representam um novo conceito de olhar e solucionar problemas de violência. "Não podemos solucionar violência sem a polícia, mas você não soluciona só com a polícia, é fundamental que nós possamos discutir aquilo que leva à violência, o desemprego, ausência de serviços, a falta de atenção com as pessoas vulneráveis”, concluiu.

A cerimônia de entrega foi acompanhada também pela primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho; o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen; Keniston Braga, uma das lideranças do município, vereadores do município e demais autoridades públicas estaduais e municipais.

Parceria 

As obras da UsiPaz Parauapebas geraram 130 postos de trabalho e foram realizadas pela mineradora Vale e executadas por empresas paraenses, por meio de um termo de cooperação com o Estado. As instalações são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência (PcDs).

A cerimônia de entrega foi acompanhada também pela primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho; o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen e Keniston Braga, uma das lideranças do município
📷 A cerimônia de entrega foi acompanhada também pela primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho; o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen e Keniston Braga, uma das lideranças do município |Marcos Santos/Ag. Pará

"Como paraense e empregado da Vale, me sinto muito feliz de poder participar desse momento de parceria e investimentos da Vale nas ações de políticas públicas do Governo do Estado para ampliar a oferta de serviços públicos e gratuitos às comunidades e contribuir com a construção de um futuro cada vez mais seguro e sustentável aos paraenses ", ressaltou o gerente executivo de Operação Serra Norte da Vale, João Falcão.

Estrutura

A unidade conta com uma quadra poliesportiva coberta; um espaço para dojô e atividades culturais; piscina; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança. E, ainda, ambientes para capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

📷 A unidade conta com salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico |Marco Santos/ Ag. Pará

"Esse projeto representa muito para a gente. O nosso bairro era considerado uma zona vermelha e agora essa realidade está mudando. Com a Usina da Paz vai trazer muitos benefícios, estamos muito ansiosos para participar de todas essas atividades", informou Domingos Pereira, líder comunitário do Jardim Tropical.

Serviço

A UsiPaz Parauapebas vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h, funcionará de acordo com as demandas da comunidade e das secretarias e fundações para a realização de eventos.

Mais de 80 serviços serão ofertados em Parauapebas Foto: Roni Moreira / Ag. Pará

MAIS ACESSADAS