Com o aumento do nível do rio Parauapebas para 9,5 metros, a Defesa Civil de Parauapebas, sudeste do estado, emitiu alerta laranja para inundações. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), está monitorando de perto os locais mais críticos.
As equipes permanecem em alerta e atenção voltada para as condições climáticas e realizam vistorias técnicas nos pontos de risco mais elevado. O órgão recomenda às famílias que residem próximas às margens do rio que busquem abrigo em locais seguros, como casas de amigos e parentes. “É fundamental que as famílias ajam preventivamente, mantendo seus documentos guardados e em locais de fácil acesso”, afirma alerta.
Nos últimos dias, a Defesa Civil já havia emitido um alerta laranja para deslizamentos, com foco na possibilidade de inundação de canais e córregos. Além disso, as previsões meteorológicas indicavam a continuidade das chuvas na região.
LEIA TAMBÉM:
- Vídeo: nível do rio Tocantins sobe e ultrapassa 9 metros
- Defesa Civil monitora áreas de alagamentos em Marabá
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Parauapebas disponibiliza os contatos da Central de Atendimento e Despacho (CAD) nos números 190 e 193 para a população relatar qualquer risco identificado. Além disso, o Centro de Controle de Operações (CCO) pode ser acionado a qualquer momento pelo telefone (94) 99278-0431. É importante ressaltar que todos os canais de atendimento permanecem disponíveis 24 horas por dia.