Chefs de cozinha amadores e profissionais que apreciam um bom desafio no preparo de receitas podem arrumar as malas para participar do maior festival de gastronomia da região de Carajás e que é realizado no município de Parauapebas: o Buffalo’s Gourmet – Sabores da Amazônia.

As inscrições vão até 31 deste mês, são gratuitas e podem ser feitas pelo site buffalosgourmet.com.br ou pelo Instagram tanto do Buffalo’s Gourmet (@buffalosgourmett) quanto da Queijaria Cosa Nostra (@queijariacosanostra). Mais informações pelo (94) 99146-5666.

O festival será realizado entre os dias 13 e 18 de agosto, na Praça de Esportes Radicais Wellison Farias de Azevedo, centro da cidade. Na disputa, R$ 20 mil em premiação para as melhores receitas. “Nós nos pautamos no turismo ecológico, na culinária rica e deliciosa do Pará, na nossa cultura tão peculiar para promovermos o Buffalo’s Gourmet e atrairmos os olhares para Parauapebas, um município que reúne todas as condições para ser um polo turístico importante do Estado. E queremos contribuir para isso”, diz Pedro de Oliveira, curador do festival e diretor da Associação Búfalos de Ferro (ABF), idealizadora do evento.

Inscrições estão abertas para o  Buffalo’s Gourmet – Sabores da Amazônia.
📷 Inscrições estão abertas para o Buffalo’s Gourmet – Sabores da Amazônia. |Divulgação

CONTEÚDO RELACIONADO:

Para competir, haja criatividade porque, na elaboração dos pratos, sejam doces ou salgados, os chefs de cozinha têm que usar algum produto bubalino, do leite da búfala e seus derivados até a carne. As receitas são degustadas durante três dias por diferentes jurados.

“O Pará tem o maior rebanho de búfalos do Brasil, e desconhecemos no País algum festival de gastronomia que explore um animal que nos oferece um alimento com qualidade superior ao dos bovinos. Então, aproveitamos o evento para também divulgar a importância do búfalo na nossa alimentação”, salienta Pedro de Oliveira.

Acessibilidade e atrações musicais

Durante os cinco dias do festival, o público é convidado a conhecer estandes de instituições superiores de ensino, de pesquisa, de produtores rurais, entre outros, além dos estandes de artesanato. O Buffalo’s Gourmet ainda oferece minicursos para o público.

Começou com aulas de culinária. Agora, em sua quinta edição, o festival abriu experiências para as pessoas com deficiência (PcD). Elas poderão participar de duas oficinas: “Introdução à Musicalização de Pessoas Surdas”, com Walkimar Guedes Amorim, especialista em educação musical e regente da Carajazz Marabá Orquestra; e criação de abelhas sem ferrão (meliponicultura), pelo produtor Daniel Sanna Castilho.

Em meio ao saboroso clima de gastronomia, atrações musicais que valorizam os músicos, os grupos e sons regionais. Neste ano, os destaques ficam para a Carajazz Marabá Orquestra, Raízes Parauara (Parauapebas) e Clube da Guitarrada, de Belém, que irá se apresentar ao lado dos mestres Curica e Aldo Sena.

Inscrições são gratuitas e vão até o dia 31 deste mês
📷 Inscrições são gratuitas e vão até o dia 31 deste mês |Divulgação

Serviço: Inscrições para o V Buffalo’s Gourmet devem ser feitas pelo site buffalosgourmet.com.br ou pelo Instagram tanto do Buffalo’s Gourmet (@buffalosgourmett) quanto da Queijaria Cosa Nostra (@queijariacosanostra). Mais informações pelo (94) 99146-5666.

A quinta edição do Buffalo's Gourmet é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoioda Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e realização do Ministério da Cultura, Associação Búfalos de Ferro e Queijaria Cosa Nostra.

MAIS ACESSADAS