Um incêndio que está consumindo uma área da Floresta Nacional de Carajás (Flonaca) levou ao fechamento da Estrada Raimundo Mascarenhas e do Aeroporto de Carajás nesta quarta-feira (7), por tempo ainda indeterminado. A medida é preventiva, visando proteger a população que utiliza a rodovia para acessar o aeroporto, o núcleo urbano e as minas de Carajás, localizadas em Parauapebas, no sudeste do Pará.
A interdição da via gerou um considerável congestionamento de veículos nas proximidades da portaria de acesso a Carajás. De acordo com a equipe de reportagem do Portal Pebinha de Açúcar, um voo previsto para pousar no aeroporto local teve de ser redirecionado para Belém do Pará, devido à impossibilidade de pousos e decolagens em Carajás.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Marabá: descubra o que está por trás da fumaça na cidade!
- Fogo atinge Parque Veredas dos Carajás no Sudeste do Pará
A Assessoria de Comunicação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) divulgou uma nota detalhando o incêndio. Confira a nota na íntegra:
"No dia 5 de agosto, um veículo particular pegou fogo enquanto descia de Carajás para Parauapebas pela estrada Raimundo Mascarenhas, iniciando um incêndio em área de floresta. Equipes de brigadistas do ICMBio Carajás, Vale e Guarda Florestal estão combatendo o incêndio utilizando tratores, caminhões-pipa, caminhões de combate a incêndio, helicóptero e avião Air Tractor. De forma preventiva, a estrada Raimundo Mascarenhas está temporariamente fechada. Devido às altas temperaturas e à falta de chuvas entre julho e outubro, a incidência e propagação de incêndios florestais na região aumentam. As equipes mobilizadas estão trabalhando para controlar a situação".