A Prefeitura de Parauapebas anunciou a abertura de 1.830 vagas temporárias para profissionais de níveis elementar e auxiliar em um novo Processo Seletivo Simplificado (PSS). O edital, de número 001/2025, foi publicado no Diário Oficial do município nesta quinta-feira (18), com o objetivo de suprir a demanda da administração em diversas áreas.

As oportunidades são destinadas a contratações imediatas e também para formação de cadastro de reserva, o que permitirá novas convocações ao longo do ano, de acordo com a necessidade da Prefeitura e a disponibilidade orçamentária. As vagas estão distribuídas tanto para a zona urbana quanto para a zona rural, e os candidatos devem escolher a localidade de interesse no momento da inscrição.

Veja também:

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site oficial da Prefeitura, e estarão abertas de 22 a 25 de setembro, até às 23h59. Para se candidatar, é necessário preencher o formulário eletrônico e anexar a documentação exigida, que será usada para a análise curricular.

O PSS contempla uma variedade de cargos, incluindo auxiliar de serviços gerais, merendeiro, cozinheiro, motorista, operador de máquinas pesadas, vigia e auxiliar de manutenção e reparo, entre outras funções essenciais para o funcionamento da gestão municipal.

Superlotação nos Cartórios

Por conta da abertura do PSS, diversos candidatos começaram a procurar os cartórios por conta de documentação e outros serviços. Conforme a tradição em processos seletivos municipais, a procura por serviços cartorários aumenta significativamente, gerando superlotação.

Para orientar a população, o advogado do cartório Emílio Galo, localizado na Rua 8, esquina com a Rua D, no bairro Cidade Nova, Bruno Araújo, explicou que o edital do PSS deste ano trouxe mudanças importantes que reduzem a necessidade de autenticação de documentos.

“O edital veio muito claro no sentido de desafogar os serviços do cartório, eliminando a necessidade de autenticação e reconhecimento de firmas para históricos escolares, diplomas e certificados de conclusão de cursos”, afirmou.

Documentos Para Reconhecer no Cartório

De acordo com Bruno, a única documentação que exige reconhecimento de firma é a comprovação do tempo de serviço na função a que o candidato concorre. Portanto, os candidatos devem apresentar atestado ou certidão de tempo de serviço com assinatura reconhecida em cartório. Além disso, a declaração de residência precisa ser autenticada apenas quando não estiver em seu nome ou no nome de seus responsáveis legais.

“Portanto, a maioria dos documentos enviados para o cartório não precisa de autenticação, o que ajuda a evitar superlotação e agiliza o atendimento para quem realmente necessita do serviço”, reforçou o advogado.

Orientações aos candidatos

Logo, Bruno Araújo aconselha os candidatos a lerem o edital com atenção e evitarem idas desnecessárias ao cartório.

“Verifiquem se a documentação já está devidamente em nome do candidato ou de seus responsáveis. Somente documentos específicos, como a comprovação de tempo de serviço ou declaração de residência, precisam de reconhecimento de firma”, explicou.

📷 Os candidatos devem apresentar atestado ou certidão de tempo de serviço com assinatura reconhecida em cartório. |Reprodução/Laércio de Castro

Além disso, a reportagem acompanhou as orientações e, consequentemente, reforça a importância de que os candidatos sigam atentamente as instruções do edital, garantindo assim que o processo seletivo ocorra de forma organizada e sem transtornos.

Funções e pré-requisitos

O edital contempla cargos como auxiliar de serviços gerais, merendeiro, cozinheiro, motorista, operador de máquinas pesadas, vigia, auxiliar de manutenção e reparos, entre outros. Salários, carga horária, atribuições e pré-requisitos estão detalhados nos anexos do edital.

Cronograma do PSS

  • Inscrição: 22 a 25/09/2025
  • Análise documental e curricular: 26/09 a 15/10/2025
  • Resultado preliminar: 17/10/2025
  • Período de recursos: 20 e 21/10/2025
  • Resultado definitivo: 27/10/2025
  • Divulgação e homologação final: 29/10/2025

Além disso, a coordenação do processo ficará a cargo da Comissão Organizadora instituída pela Portaria nº 533/2025, que contará com comissões examinadora e de análise de recursos, garantindo lisura e transparência.

Ademais, a Prefeitura publicará todos os atos oficiais no Diário Oficial Eletrônico de Parauapebas (E-DOMP) e em seu site, de modo que os candidatos devem acompanhar cada etapa do processo.

Consulte o Edital Através desse Link: https://diario.parauapebas.pa.gov.br/. No campo da pesquisa coloque o número da edição 1118, para abrir a edição do dia 18/09/2025 onde consta o edital.

MAIS ACESSADAS