Pelo menos 37 diretores e 11 vice-diretores de escolas municipais de Redenção, importante município do sul do Pará, foram empossados. A solenidade aconteceu na manhã da última segunda-feira (27) e foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação.
O evento foi realizado no auditório da Semec e contou com a participação de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará - Sintepp, do secretário municipal de Educação, professor Vanderly Moreira e integrantes da comissão organizadora do processo eleitoral.
No total, 37 diretores e 11 vice-diretores, foram empossados e receberam a certificação de aptidão para ocupar a função.
Veja também:
- Vítimas de acidente com ônibus são transferidas para Belém
- Concurso de Conceição do Araguaia tem inscrições prorrogadas
- Morre Joaquim Lopes Salgado, humorista de A Praça é Nossa
A eleição direta para escolha dos novos diretores das escolas da Educação Básica e da Educação Infantil foi realizada no último mês de abril, para o quadriênio de 2024 a 2027. Os gestores foram eleitos através do voto popular de alunos, pais, professores e demais servidores das unidades escolares da rede municipal.
De acordo com o secretário de Educação, Vanderly Moreira, o processo da Gestão Democrática é um antigo sonho dos educadores. “As eleições democráticas para diretores escolares não apenas marcaram um momento histórico na rede municipal de educação, mas também destacaram o poder da participação coletiva na construção de um sistema educacional mais justo, inclusivo e eficaz”, declarou ele.
“O compromisso dos novos diretores em liderar com transparência e responsabilidade é um sinal promissor para o futuro da educação de Redenção”, destacou o secretário.
Para a vice-diretora Ivani Ribeiro a gestão democrática representa o processo de democratização da educação de Redenção. “Esse processo foi fundamental para afirmar a democratização nas unidades escolares, me sinto muito feliz e satisfeita de poder participar deste momento que é importante não só para nós diretores e vice-diretores, mas também para a comunidade escolar de nosso município”, disse Ivani Ribeiro.
O gestor escolar exerce um papel fundamental para garantir o sucesso de uma instituição de ensino. Seu papel é de assegurar o bom desempenho da escola e de encontrar soluções para os desafios que prejudicam o aprendizado dos alunos.
Além de funções administrativas e gerenciais, ele também exerce outras importantes funções, como liderar a comunidade escolar, assumindo a mediação e a coordenação de professores, pais e alunos durante a elaboração e a execução do Projeto Político Pedagógico.