Um ginásio tomado por estudantes, professores e autoridades municipais assistiu, na última sexta-feira (10), à cerimônia de anúncio e apresentação dos cursos de nível superior que serão ofertados pelo programa Forma Pará, do governo do Estado, em Rondon do Pará.

O município do sudeste paraense terá os cursos de Geologia, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e de Engenharia Civil, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que fazem parte da chamada 2021 do Forma Pará, programa desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Em nome dos estudantes, o jovem Jonatas Damasceno destacou a importância de ter na sua cidade a possibilidade de fazer uma graduação. "Eu tenho o sonho de me formar em Engenharia Civil. Agora não vou precisar me deslocar para outra cidade para estudar. Ano que vem, se Deus quiser, já estarei estudando aqui na faculdade da minha cidade" disse Jonatas.

Encontro

Falando sobre as ações e trabalho das pessoas que fizeram possível a realização do evento, ocorrido na quadra de esporte da escola estadual Dr. Dionísio Bentes de Carvalho, o titular da Sectet, Carlos Maneschy, ressaltou as circunstâncias que levaram àquele momento.

"Por obras divina e humanas, tínhamos hoje esse encontro marcado. Acredito que nada acontece por acaso. Além do transcendental, o que nos trouxe até aqui foram ações de pessoas. Destaco a visão estratégica do governador Helder Barbalho em colocar em marcha esse programa e ressalto a habilidade política da prefeita Adriana Andrade em fazer a articulação para que pudéssemos anunciar a realização desses dois cursos aqui", enfatizou o secretário.

Por sua vez, a prefeita frisou que uma das metas apontadas desde sua campanha eleitoral era a expansão de ofertas de vagas de cursos de nível superior no município. "Agradeço a Deus por ter vocês aqui junto conosco para concretizar esse compromisso assumido com a população", declarou Adriana Andrade.

Programa Forma Pará, do governo do Estado, oportuniza acesso ao ensino superior para jovens e adultos em Rondon do Pará
📷 Programa Forma Pará, do governo do Estado, oportuniza acesso ao ensino superior para jovens e adultos em Rondon do Pará |Ag. Pará

Ela lembrou ainda o movimento que reivindicou a divisão do estado. "Há alguns anos queríamos a divisão desse magnífico e poderoso estado porque nos sentíamos órfãos. Hoje temos um Estado presente e agradeço imensamente ao governador Helder Barbalho e ao secretário Maneschy pelo compromisso com a educação", ressaltou a prefeita.

Farol

Representando a coordenação do campus da UFPA em Tucuruí, o professor Arão Ferreira Lima citou palavras do secretário Carlos Maneschy, que foi reitor da UFPA por oito anos. "O professor Maneschy costumava dizer em seus discursos como reitor que a universidade é farol de conhecimento. Nossa intenção é acender esse farol para que as pessoas que procuram esse conhecimento possam ver essa luz se aproximar e poder desfrutar desses cursos e ajudar no desenvolvimento do município", disse o professor Arão.

O titular e a secretária adjunta da Sectet, respectivamente, Carlos Maneschy e Edilza Fontes (de vestido), com demais autoridades
📷 O titular e a secretária adjunta da Sectet, respectivamente, Carlos Maneschy e Edilza Fontes (de vestido), com demais autoridades |Ag. Pará

O reitor da Unifesspa, Franscisco Ribeiro, enfatizou a importância da parceria do governo do estado na ampliação de oferta de vagas em Rondon do Pará. "Temos um campus aqui e ofertamos 90 vagas anuais. Com o Forma Pará serão mais 100 vagas. O programa tem aumentado o número de vagas no ensino superior de forma significativa em todo o estado", comemorou o reitor. (Agência Pará)

MAIS ACESSADAS