Os moradores do município de Rondon do Pará, sudeste paraense, estão na expectativa para o início da execução das obras de drenagem profunda em vias urbanas e à construção de cinco pontes de concreto armado nas vicinais da cidade.
Localizado às margens da BR-222, na divisa com o estado do Maranhão, a economia da cidade de Rondon é forte no setor da agricultura, pecuária e comércio, cujo os investimentos de melhorias do Governo do Estado, por meio da construção das pontes, irão potencializar as atividades na região.
O convênio entres as gestões irá contemplar cinco pontes que são a Vicinal Moju, Vicinal Santa Lúcia, Vicinal Garrafão, Vicinal Martírio e a Vicinal Mantenha.
Seu Elivon Souza é morador há 47 anos do local e diariamente transita pela Vicinal Santa Lúcia, uma das principais - a cerca de 20 km da cidade - e que dá acesso para algumas vilas, escolas do município, empresas madeireiras, entre outras atividades. Ele conta que está super ansioso para o início das obras e feliz pelas melhorias que virão.
“Eu tráfego nesta estrada há 47 anos, me criei aqui e, desde então, a ponte é desse jeito, sem uma estrutura adequada. Estamos nessa luta para conseguir uma ponte melhor para a gente e a expectativa para que ela seja logo reformada é grande. Estou feliz que isso aconteça”, disse seu Elivon.
As intervenções visam garantir mais segurança e mobilidade para quem precisa transitar por estradas vicinais do município.
Vicinal Martírio - Outra ponte que será contemplada fica na área urbana da cidade, na estrada vicinal Martírio. Para a dona de casa, Érica dos Santos Carvalho, a ponte de madeira que existe há anos no local não oferece segurança aos moradores que ficam às margens da vicinal. “Vai trazer muita melhoria para nós moradores, principalmente evitar os acidentes que acontecem aqui. Trazendo essa ponte vai melhorar pra todo mundo, até para os caminhões que passam por aqui”, finalizou Erica.
Investimentos - Além das obras das pontes, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), também assinou a Ordem de Serviço para a execução do projeto de drenagem profunda em vias urbanas da cidade de Rondon do Pará. A iniciativa visa assegurar e melhorar o problema de alagamento das ruas, oferecendo uma infraestrutura apropriada que tenha o escoamento e a drenagem necessários para evitar prejuízos à população rondonense.
Ao todo, serão investidos R $2,4 milhões em benefício da população, notícia que deixou seu Juliano Reis mais esperançoso. “Quando a obra chegar vai melhorar muito pra nós, pois quando chove aqui alaga muito e fica difícil até para andar por aqui, temos que desviar ruas, procurar outras melhores para poder sair de casa”, disse Juliano.