Para resgatar a história do município de Tucuruí, sudeste do Pará, está sendo formatada uma parceria que vai envolver o entre o Museu Virtual de Tucuruí, o Núcleo Integrado de Pesquisa e Projetos de Engenharia (NIPE), do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Pará (IFPA). A ideia é contar a história de Tucuruí em 3D.

Conforme o coordenador do NIPE, Midson Cardoso, o projeto pretende unir as informações do grupo Museu Virtual e de alguns pesquisadores e historiadores da região a fim de levantar estudos bibliográficos e etnográficos. 

O projeto deve colher ainda informações com moradores mais antigos para reunir informações sobre fatos relacionados aos prédios e locais históricos. Com uso da tecnologia o NIPE/IFPA fará a impressão das maquetes em 3D dos prédios e monumentos históricos do município.

O embrião do projeto está sendo chamado "Museu Histórico em 3D Inclusivo" e a intenção é resgatar a história de Tucuruí desde a influência de africanos escravizados, sua participação no surgimento da Vila Pederneiras, onde a presença da líder quilombola, Felipa Aranha, ganhou destaque em séculos passados, passando pelo surgimento da Vila de São Pedro do Alcobaça e a emancipação de Tucuruí como município. 

“A ideia é resgatar e divulgar períodos importantes como o da borracha, o ciclo da castanha, a Estrada de Ferro Tocantins, o período das grandes obras que movimentaram a cidade nas décadas mais recentes até chegar aos dias atuais, onde predomina a presença universitária”, explica Midson.

Equipe que está à frente do projeto
📷 Equipe que está à frente do projeto |Reprodução

Os objetos, depoimentos e documentos adquiridos com as pesquisas e as maquetes impressas em 3D, ficarão em exposição em um espaço permanente onde a história será contada em textos, vídeos, Libras e Braille para que as pessoas surdas e cegas também tenham acesso a essas informações históricas.

Veja também:

Detran-PA abre inscrições para Processo Seletivo, saiba mais

Caso Isabela: desaparecimento completa um mês nesta quarta

Para a professora Socorro Pompeu, coordenadora do Museu Virtual de Tucuruí, o projeto tende a crescer e mostra a importância dos esforços que o Museu Virtual tem feito.

A professora explica que o Museu Virtual de Tucuruí nasceu da necessidade de mostrar os valores guardados muitas vezes a sete chaves e resgatar através de documentos, fotos e vídeos a história dos antepassados que construíram o município.

Projeto pretende unir as informações do grupo Museu Virtual e de alguns pesquisadores e historiadores da região Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS