O município de Tucuruí, no sudeste do Pará, começa a receber em várias áreas da cidade, a instalação de sirenes que fazem parte do sistema de segurança de barragens da Eletronorte. As instalações fazem parte do Plano de Ação de Emergência (PAE), que define quais ações práticas serão tomadas pelos órgãos de segurança de cada município. A Segurança de Barragens é um conjunto de ações que visa a manter a integridade estrutural e operacional das barragens. Nele, estão contidas todas as ações de monitoramento a ser realizado pelas equipes técnicas.

As sirenes foram instaladas em postes, localizados em pontos estratégicos da cidade de Tucuruí, e em locais onde foram detectados possíveis abalos resultantes da estrutura da barragem da Hidrelétrica.

De acordo com o sargento Paulo Bonieck, Secretário de Segurança Pública, o que está sendo executado agora na cidade de Tucuruí, é uma fase do PAE. “Há três anos estamos construindo um plano de contingência, que é de responsabilidade do município para que o empreendedor, no nosso caso, a Eletronorte venha implantar esse projeto junto com a Defesa Civil Municipal”, declarou.

Veja também:

De acordo com o sargento Bonieck, o plano faz o levantamento de possíveis áreas afetadas, e junto com os entes, planeja tudo o que pode ser oferecido, junto com a Eletronorte, em uma situação de emergência. “A Usina Hidrelétrica tem seu plano de contenção de barragem, através de seus engenheiros e agora estamos na fase de concretização desse plano”, salientou.

Secretaria de Segurança e Eletronorte garantem que barragem da UHE é segura
📷 Secretaria de Segurança e Eletronorte garantem que barragem da UHE é segura |Reprodução

Entre as ações, estão as criações de “zonas de salvamento” que, se algum dia, porventura, houver algum incidente com a barragem, essas zonas serviriam para proteção das comunidades possivelmente afetadas.

AS SIRENES

Em cada poste, há 20 sirenes, montadas em cinco de cada lado, como forma do som se propagar por toda a cidade, em todas as direções. Cada sirene tem um alcance de 1.300 metros com emissão de som de 70 decibéis. “É um mecanismo de proteção, não há motivo para alardes, não há risco nenhum de rompimento da barragem no momento”, salientou sargento Paulo Bonieck.

Ainda segundo ele, existe uma equipe técnica que está diariamente acompanhando toda a estrutura de engenharia da barragem que, se houver algum pequeno problema, emitirá sinais, sendo acompanhados por equipamentos que medem a estrutura da barragem, o peso, e relatórios mensais são emitidos sobre esses acompanhamentos.

MAS POR QUE SÓ AGORA?

A Hidrelétrica de Tucuruí já tem 40 anos de existência e nenhum fato grave foi registrado durante todos esse anos. Então por que só agora instalar sirenes na cidade para esse tipo de acompanhamento e alarme? Sargento Paulo Bonieck explica que é para o cumprimento da lei de Segurança de Barragens no Brasil, 12.334/2010, alterada pela Lei 14.066/2020, e regulamentada pela Resolução Normativa Aneel 696/2015.

Entre as ações, estão as criações de “zonas de salvamento” que, se algum dia, porventura, houver algum incidente com a barragem, essas zonas serviriam para proteção
📷 Entre as ações, estão as criações de “zonas de salvamento” que, se algum dia, porventura, houver algum incidente com a barragem, essas zonas serviriam para proteção |Reprodução

“Todos podem ficar tranqüilos, estamos apenas cumprindo o que a lei está nos pedindo pra fazer, de que os empreendedores de barragens, sejam de rejeitos, sejam hidrelétricas, tenham alguns cuidados, e entre esses cuidados, exige a instalação de alarmes”, enfatizou. (Com informações de Sistema Floresta)

MAIS ACESSADAS