De 20 a 26 de novembro, a Eletrobras Eletronorte realizará nos municípios de Tucuruí e Breu Branco no sudeste paraense, o 1º Simulado de Evacuação de Emergência da UHE Tucuruí. O evento é o maior já realizado no Brasil e integra a etapa final de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da empresa.

O simulado é uma atividade preventiva, em cumprimento as leis federais 12.334/10 e 14.066/20, da Política Nacional de Segurança de Barragens, e que é mais um reforço de segurança, como explica o engenheiro de segurança de barragens da Eletrobras, Markle Vieira, que destaca que não há nenhum problema com a barragem, considerada uma das mais seguras do país.

“É importante deixar claro que a barragem não está sob nenhum risco. Ela é constantemente acompanhada por uma equipe altamente especializada, e mais de 1.200 instrumentos monitoram a barragem”, disse ele. “O simulado representa o compromisso da empresa, não apenas em cumprir a determinação legal, mas também a nossa preocupação com o bem-estar e a segurança dos colaboradores e de toda a população vizinha ao empreendimento”, destacou.

Veja também:

Várias equipes estão envolvidas na organização do evento, somando mais de 100 colaboradores, que pretende mobilizar mais de 25 mil pessoas em sete dias de atividade. Para incentivar a participação da população de Tucuruí e Breu Branco a empresa está utilizando vários canais de comunicação e conta ainda com o apoio dos órgãos de segurança estaduais e municipais.

Na cidade de Tucuruí, o treinamento será iniciado no dia 20 de novembro com um simulado apenas para o público interno que atua na Usina Hidrelétrica. Pelo menos 600 pessoas, entre funcionários e terceirizados, devem participar desse momento. Nesse dia, a população não deve se preocupar em sair de casa.

PARTICIPAÇÃO DOS MORADORES

De 21 a 24 de novembro, acontece o treinamento com os moradores de Tucuruí. Para entender que estarão participando de uma simulação eles ouvirão alertas sonoros (sirenes) instalados em pontos estratégicos da cidade, duas vezes ao dia.

Nos dias 25 e 26 de novembro o simulado será no município de Breu Branco, porém em uma proporção bem menor que Tucuruí. No município serão montados 21 pontos de encontro e são aguardadas cerca de 900 pessoas.

Em cada poste, 18 sirenes vão garantir que o som possa ser ouvido em diferentes direções. Cada uma tem um alcance de 1.200 metros, chegando a essa distância pelo menos 70 decibéis. É importante que a população entenda que se trata de um exercício de segurança.

Várias equipes estão envolvidas na organização do evento, somando mais de 100 colaboradores, que pretende mobilizar mais de 25 mil pessoas em sete dias de atividade.
📷 Várias equipes estão envolvidas na organização do evento, somando mais de 100 colaboradores, que pretende mobilizar mais de 25 mil pessoas em sete dias de atividade. |Divulgação

Ao ouvirem as sirenes a orientação é que os moradores ajam como se estivessem vivendo uma situação real de emergência, ou seja, eles devem parar o que estão fazendo, reunir as pessoas próximas, principalmente, idosos, crianças e animais domésticos e seguir paras as chamadas “Rotas de Fuga”, que são placas de  sinalizações instaladas pela empresa ao longo do trajeto e que indicam o caminho em direção aos “Pontos de Encontro”, que são locais seguros onde autoridades municipais aguardarão a chegada da população.

Ao longo do caminho os moradores também verão placas indicando as “Áreas de Risco”, ou seja, regiões sujeitas à inundação, como pontes, por exemplo. Os organizadores do simulado orientam que os moradores levem apenas documentos, objetos pessoais de extrema importância e que caibam numa sacola e seus animais de estimação.

Ao chegar aos Pontos de Encontro os moradores devem aguardar, pois em alguns casos serão levados para o Ponto de Encerramento onde uma programação especial estará aguardando por eles, com a distribuição de brindes, espaço para brincadeiras infantis, além de espaço pet.

Várias camadas da comunidade estão sendo orientadas sobre as ações de evacuação simulada
📷 Várias camadas da comunidade estão sendo orientadas sobre as ações de evacuação simulada |Reprodução

O morador deve participar da ação apenas no dia em que está programado o evento para o seu bairro, conforme informativo distribuído previamente, e a sirene tocar nas proximidades de onde ele mora. Nos outros dias não é necessário se deslocar ao ouvir o alerta sonoro.

A Defesa Civil de Tucuruí disponibilizou um canal para que a população possa entrar em contato em caso de dúvidas sobre os Pontos de Encontro: Defesa Civil Municipal (94) 98106-5004

As ações de segurança serão coordenadas pela Eletrobras Eletronorte com apoio da Defesa Civil Estadual e Municipal, Corpo de Bombeiros, voluntários e Prefeituras das cidades.

Os Municípios elaboraram o plano de contingência. Uma das etapas preliminares foi o cadastramento da população e o mapeamento de onde existem pessoas com necessidades especiais. Em caso de evacuação, esses moradores serão orientados pelas próprias famílias.  Por isso a importância da participação da população para conhecer as Rotas de Fuga e Pontos de Encontro.

MAIS ACESSADAS