Estratégico na região sudeste do Pará, onde quase 1 milhão de pessoas vivem em sete municípios do entorno do Lago de Tucuruí, o Hospital Regional de Tucuruí (HRT), completou nesta sexta-feira, (29), 30 anos de serviços prestados à população paraense que vive na região. O complexo atende pacientes de Tucuruí, Breu Branco, Jacundá, Goianésia do Pará, Novo Repartimento e Pacajá.

Atualmente, o Hospital Regional de Tucuruí (HRT) realiza atendimento em média e alta complexidade em diversas especialidades e mantém através do seu Pronto Atendimento assistência em urgência e emergência. "Em meio à constante transformação, a instituição tem se modernizado e agregado em tecnologia, a fim de otimizar a assistência prestada" 

O Hospital Regional de Tucuruí (HRT) é atualmente gerido pela Organização Social Instituto Diretrizes, consolidando uma trajetória marcada pela qualidade em saúde.  

+ Confira como será o reveillon em Marabá, Canaã e Parauapebas

Dentre tantas datas para celebrar no mês de dezembro, a mais especial para o HRT é o aniversário da instituição. Desde sua inauguração realizada pelo então governador do Estado, Jader Barbalho, há 30 anos, a instituição já passou por diversas mudanças. E em 2023, recebeu através do Governado do Pará, Helder Barbalho, o anúncio de uma nova fase em sua transformação, o início das obras de construção de suas novas instalações, que se encontram com obras aceleradas e a previsão da entrega do prédio no segundo semestre de 2026.

Desde de 1993, o HRT, vem desempenhando suas atividades essências nos atendimentos em média e alta complexidade, além de Pronto Atendimento em urgência e emergência, somando-se ao longo destas três décadas, incalculáveis números em atendimentos cirúrgicos, ambulatoriais, exames, internações e partos de alto risco, entre outros procedimentos, que demonstram sua relevância para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O HRT faz parte da história de muitos servidores, colaboradores e moradores da região, sendo o local onde nasceram
📷 O HRT faz parte da história de muitos servidores, colaboradores e moradores da região, sendo o local onde nasceram |Reprodução

O Regional da Tucuruí é um hospital do Governo do Pará. Atualmente opera através de atendimentos online, integrado ao Hospital Albert Einstein, em São Paulo, que possibilita o acompanhamento com especialistas renomados do país.  

No início do segundo semestre de 2023, o HRT, iniciou sua preparação para a conquista da Acreditação ONA - Organização Nacional de Acreditação, importante reconhecimento que visa avaliar a excelência em atendimento de saúde dentro dos padrões de qualidade e segurança. 

+ PRF flagra golpe da “bomba baixa” ao abastecer viatura

O HRT faz parte da história de muitos servidores, colaboradores e moradores da região, sendo o local onde nasceram, tiveram atendimentos à saúde e muitos retornaram e hoje trabalham ao longo destes 30 anos.

Sobre o Hospital

A história do HRT começou em 1993, com a sessão em regime de comodato pela Eletrobrás Eletronorte ao Governo do Pará, do monumental prédio erguido no coração da Vila Permanente, em Tucuruí. O local atendeu por muito tempo, os milhares de trabalhadores que ergueram a Usina Hidrelétrica de Tucuruí e suas eclusas.  

Com toda a estruturação necessária pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), nasceu em 29 de dezembro de 1993, pelas mãos do governador Jader Barbalho, o primeiro hospital regional da região sul e sudeste, que desde então vem atendendo as suas metas, levar atenção especializada em média e alta complexidade a população da região. 

Passadas três décadas, o HRT é reconhecido pelos diversos segmentos da sociedade como uma instituição de referência não somente por sua área física e corpo clínico, mas também pelo empenho profissional e pela vasta gama de ações realizadas na assistência à saúde dos usuários do SUS. 

+ PRF apreende 33,5 metros cúbicos de carvão mineral na BR-222

Ao longo destes 30 anos, foram acumulados milhões de experiências, que contribuíram para consolidar o HRT, como o maior hospital da cadeia de saúde do Sul e Sudeste do Pará. 

Segundo o diretor-geral do HRT, Júnior Souto, o centro de saúde comemora 30 anos de um crescimento imenso, tanto no hospital, quanto nos serviços oferecidos. Hoje o HRT compõe o Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, que inclui, ainda, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho (Unacon), que presta tratamento oncológico a pacientes de diversas regiões do estado desde sua implantação, em abril de 2016.

O HRT - O Hospital Regional de Tucuruí (HRT) vem cumprindo ao longo destas três décadas o seu papel de levar saúde gratuita e de qualidade a todos os seus usuários
📷 O HRT - O Hospital Regional de Tucuruí (HRT) vem cumprindo ao longo destas três décadas o seu papel de levar saúde gratuita e de qualidade a todos os seus usuários |Reprodução

“Aqui no HRT, são disponibilizadas diversas especialidades médicas, além de contar com uma equipe de multiprofissionais de saúde. Além de atender urgência e emergência através do Pronto Atendimento. Em meio à constante transformação, a instituição tem se modernizado e agregado em tecnologia, a fim de otimizar a assistência prestada", destaca. 

O HRT - O Hospital Regional de Tucuruí (HRT) vem cumprindo ao longo destas três décadas o seu papel de levar saúde gratuita e de qualidade a todos os seus usuários.  

Neste período, todos os colaboradores trabalharam com muito empenho, enfrentaram as adversidades, salvando milhares de vidas. Foram momentos delicados, onde muitos atendidos tiveram sua cura e comemoraram suas altas médicas com seus familiares. 

+ Sete cidades da região de Carajás, no Pará, estão em festa

Um grande desafio foi posto e ele se mostrou pronto! Quando da transformação do HRT, como referência durante a pandemia no atendimento e tratamento à Covid-19. Centenas de pacientes tiveram suas vidas salvas, graças ao empenho de todos os profissionais.

Para isso, a unidade passou por uma série de adequações, desde a estrutura física, até a capacitação dos profissionais e protocolos de atendimento, que exigiram muita dedicação e experiência de seus gestores. 

Desde o início da pandemia, centenas de pacientes tiveram a possibilidade de voltar para casa recuperados do vírus, após atendimento na unidade. 

É fato lembrar, que muitos dos servidores e colaboradores que deram suas vidas em cuidar das vidas dos pacientes, “também nos deixaram, abrindo uma lacuna muito grande em nossa unidade, em função ao dinamismo e o potencial profissional que exerciam no HRT, a todos eles nosso respeito e o reconhecimento pelos serviços desempenhados”, disse.

Aniversário do HRT

Neste 29 de dezembro, aniversário do HRT, os gestores comemoram o sucesso e a trajetória de décadas construída com muito trabalho. “Atravessamos muitas barreiras e consolidamos muitas experiências positivas, precisamos celebrar por ser um hospital referência em várias áreas, 100% SUS, prestando assistência humanizada e ser responsável pelo atendimento à saúde de milhares de pessoas”, destacou o diretor-técnico do HRT, o médico Jânio Júnior. 

Organizar para atender bem - Para realizar um atendimento de qualidade e totalmente gratuito para a população da região do entorno do Lago de Tucuruí, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os servidores e colaboradores do HRT são liderados por gestores que, além de depositar toda a experiência, acreditam no papel que exercem. O HRT é o mais lembrado, é um símbolo de orgulho para todos os municípes e os moradores da região. “Parabéns a todos os nossos servidores e colaboradores, parabéns à sociedade de toda a região, porque não dizer do estado, por acreditarem no nosso equipamento de saúde como prestador de um serviço de qualidade”, enalteceu a diretor de enfermagem, Enfermeiro William Amaral.

MAIS ACESSADAS