Os artistas selecionados para a 2ª edição do projeto Arte em Cores já receberam os materiais para a realização de suas obras em 15 cidades do Pará e do Maranhão. Ao todo, 50 artistas participam desta etapa do projeto, que se dedica à valorização da arte urbana e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

São 29 artistas do Pará e 21 do Maranhão que, neste ano, receberam uma ajuda de custo no valor de R$ 480 para ser utilizada em lojas parceiras do projeto. Os próprios selecionados escolheram os produtos necessários para a confecção de murais e intervenções, a partir de técnicas como grafite, estêncil, pintura e colagem.

“Eu já fiz o rascunho e, nos próximos dias, eu já começo a fazer a pintura na parede da orla da minha cidade. Vai ficar muito bacana, e esse projeto vai engrandecer muito os artistas do município”, comentou Kauê Dias Negreiros, um dos selecionados, residente em Marabá. 

Kauê Dias Negreiros, um dos selecionados, residente em Marabá.
📷 Kauê Dias Negreiros, um dos selecionados, residente em Marabá. |Divulgação

Aprendizado

Antes de darem início às obras, todos os artistas inscritos tiveram acesso a quatro videoaulas sobre arte urbana, referências estéticas, técnicas e suportes. Carlos André Vieira Mascarenhas, que participou da primeira edição do projeto e foi selecionado novamente, comenta sobre o aperfeiçoamento técnico e o desenvolvimento das habilidades artísticas. 

“A equipe do projeto tem esse carinho, de passar um pouco de conhecimento e técnica. Quanto mais a gente aprende, se dedica cada vez mais à arte. Sempre é uma novidade e, a cada edição, tem algo diferente. Vou dar o máximo de mim para que a obra fique dentro daquilo que eu espero e das técnicas que a gente aprendeu. Eu só tenho a agradecer, porque o projeto tem dado para o artista incentivo, valorização e ensinamentos”, contou o artista do município de Tucumã (PA).

Artista Jonas também de Marabá
📷 Artista Jonas também de Marabá |Divulgação

Veja também:

Marabá terá nove noites de festejo junino, veja programação

Marabá recebe exposição no Museu Francisco Coelho

Nesta fase, cada artista selecionado vai fazer uma obra em sua cidade. Os autores dos 10 trabalhos que mais se destacarem, sendo cinco do Maranhão e cinco do Pará, ainda participam da criação de dois grandes painéis coletivos, em eventos abertos, nas cidades de Alto Alegre do Pindaré (MA) e Marabá (PA).

Conectando pela arte

O projeto Arte em Cores chega à sua 2ª edição em 2022, dedicando-se a conectar pessoas e dar visibilidade ao talento e criatividade dos artistas dos estados do Maranhão e Pará. A arte urbana reúne diversas expressões artísticas difundidas nas ruas e seus múltiplos efeitos podem transformar as paisagens das cidades, interferindo diretamente no dia a dia das comunidades. 

Artista Oiram de Parauapebas, um dos selecionados pelo projeto Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS