O que um dia foi apenas apresentado em filmes de ficção científica, hoje está se tornando realidade. A Inteligência Artificial, ou mais conhecida pela sigla IA já faz parte do nosso dia a dia, mais ainda com a implementação do ChatGPT, e de outras IA’s que criam músicas, imagens e manipulam fotos.

Agora, uma empresa chinesa vai mais além e já apresenta um robô humanóide que já interage com seres humanos por meio da IA. 

A UBTech, empresa chinesa de robótica, firmou parceria com a Baidu para aprimorar seu robô Walker S com capacidades de fala natural e “raciocínio” por meio de inteligência artificial (IA). A iniciativa segue a inovação apresentada recentemente no robô Figure 01, que usa GPT.

Veja também:

A UBTech foi fundada em 2012 e, após seu sucesso com robôs de brinquedo, expandiu para o desenvolvimento de robôs humanoides, como o Walker, inicialmente apresentado na CES 2018.

O Walker S é uma evolução do modelo original apresentado na CES. Ele foi destaque em Hong Kong durante um evento de listagem na bolsa, no qual demonstrou suas habilidades de conversação e manipulação de objetos.

O Walker S é uma evolução do modelo original apresentado na CES
📷 O Walker S é uma evolução do modelo original apresentado na CES |Reprodução/UBTech

Este robô humanoide integra o Ernie Bot da Baidu, plataforma de IA, para melhorar a interação e eficiência em tarefas como dobrar roupas e manipular objetos, conforme demonstrado num vídeo publicado pela empresa. Nele, o Walker S demonstra certa flexibilidade e capacidade de adaptação.

Capacidades e potencial do robô

A habilidade de conversação do Walker S, fornecida pelo Ernie Bot, mostra respostas rápidas e interação fluida, comparáveis às demonstrações do Figure aprimorado pelo GPT – “cérebro” desenvolvido pela OpenAI, dona do ChatGPT.

 

Embora a destreza do Walker S na manipulação de objetos possa ser modesta, sua aplicação em cenários industriais promete melhorias na automação e eficiência operacional, como demonstrado em parcerias com fabricantes de automóveis.

A iniciativa da UBTech com a Baidu para desenvolver o Walker S reflete o avanço dinâmico na robótica humanoide, sinalizando futuras inovações e colaborações no campo da inteligência artificial e automação industrial.

MAIS ACESSADAS