O ator brasileiro Wagner Moura foi premiado como melhor ator no Festival de Cannes por sua atuação em O Agente Secreto, longa-metragem dirigido por Kleber Mendonça Filho. No filme, Moura interpreta Marcelo, um professor que, em 1977,no período da ditadura militar, se muda de São Paulo para Recife durante o carnaval, na esperança de reencontrar o filho.

Antes da premiação, Wagner Moura comentou a complexidade do papel: “O personagem que interpreto só quer viver com os valores que o representam. É terrível que, em momentos distópicos, manter-se fiel aos seus valores de dignidade seja perigoso.”

Veja também: 

O diretor Kleber Mendonça Filho recebeu o prêmio em nome do ator e também foi reconhecido em Cannes como melhor diretor. Durante a estreia mundial do filme no festival, que aconteceu no último domingo (18/5), O Agente Secreto foi ovacionado por 13 minutos. O elenco e a equipe técnica chegaram ao tapete vermelho embalados pelo frevo pernambucano.

O diretor destacou as dificuldades enfrentadas durante a realização do projeto: “Foi um filme extremamente duro e difícil de filmar, mas uma experiência muito feliz com os atores.” Ele reforçou a importância das salas de cinema para a identidade da obra: “Queremos que esse filme esteja nas salas de cinema, porque as salas formam o caráter de um filme.”

MAIS ACESSADAS