Ampliar o acesso à diversidade cultural aos moradores de Marabá, incentivando o interesse por diferentes formas de expressão artística. Esse é o propósito do projeto Cultura em Marabá, que traz à cidade e região uma série de atividades gratuitas e em formato on-line, que poderão ser acessadas por estudantes e educadores de escolas públicas, adultos e idosos. A programação ocorre entre os dias 25 e 29 de outubro e as inscrições podem ser feitas no site www.ntics.com.br/culturaemmaraba

Entre as atividades estão oficinas de mosaico, arte urbana, reciclagem e pintura, workshop de capacitação para educadores, além de exposição virtual de história da arte brasileira, peça de teatro e bate-papo com artistas. As oficinas, que serão oferecidas em dois horários (10h e 14h), são voltadas para estudantes e população em geral de Marabá e municípios próximos. Ao final de cada oficina, os participantes assistirão a uma apresentação teatral. 

Outra atividade do projeto foi pensada para atender, de forma especial, a professores da rede pública de ensino ou educadores culturais. É um workshop que oferece capacitação para incentivar, em sala de aula, o consumo de cultura. A atividade será realizada no dia 25 de outubro, às 17h.

A terceira atividade do Cultura em Marabá será realizada no dia 28 de outubro, também às 17h. Será um bate-papo virtual, em formato de live no instagram, entre os atores que apresentam a peça teatral e o público. A temática da conversa será o universo do teatro e a importância das ações culturais nas cidades e a presença da arte para o desenvolvimento humano.  Tanto alunos e público interessado em participar do projeto, quanto os educadores, devem se inscrever neste site. 

Todas as informações sobre o projeto e inscrição nas atividades podem ser acessadas no link https://linktr.ee/culturaemmaraba
📷 Todas as informações sobre o projeto e inscrição nas atividades podem ser acessadas no link https://linktr.ee/culturaemmaraba |Divulgação Ntics

O projeto é realizado pela Sustentabilidade e Cultura Produções, em parceria com a NTICS Projetos e Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. Segundo o diretor de expansão da NTICS Projetos, Abílio Martins, a iniciativa foi desenvolvida para proporcionar a difusão de diferentes linguagens artísticas, além de democratizar e descentralizar o acesso a bens e produtos culturais. “Queremos que as atividades atinjam comunidades onde há escassez de eventos culturais. E, especialmente neste período difícil, queremos que a arte e cultura possam servir como alívio e para elevar a autoestima e espírito de cidadania da população de Marabá e região”, explica. 

A expectativa do projeto é atender cerca de mil estudantes da cidade, além de adultos e idosos. O Cultura em Marabá é alinhado às metas de quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). São eles: Educação de Qualidade (ODS 4), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17). 

Solidariedade e incentivo à doação para quem mais precisa

Para ajudar instituições da cidade e região que atuam com assistência social a atender famílias que precisam de alimentos e outros itens básicos, o projeto Cultura em Marabá apoia uma campanha de solidariedade e abriu seus canais de divulgação para informar formas de doação. 

São cerca de 15 instituições que atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos e necessitam de doação de alimentos para a confecção de cestas básicas, material de limpeza e higiene e recursos financeiros para o pagamento de suas principais despesas. 

No site do projeto, estão listadas todas as instituições que participam da campanha, suas principais necessidades, seus endereços e contatos. Para saber quais são, basta acessar aqui.

Serviço

O quê: Projeto Cultura em Marabá – oficinas on-line, exposição virtual, teatro, bate-papo com artistas, workshops para educadores. 

Quando: entre os dias 25 e 29 de outubro.

Quanto: Gratuito. 

Inscrição e informações: Todas as informações sobre o projeto e inscrição nas atividades podem ser acessadas no link https://linktr.ee/culturaemmaraba

Cronograma das atividades

Workshop para professores: 25 de outubro, das 17h às 18h.

Live com Artistas: 28 de outubro, das 17h às 17h.

Oficina para estudantes: 26 a 29 de outubro, das 10h às 11h ou das 14h às 15h.

A programação ocorre entre os dias 25 e 29 de outubro Foto: Divulgação Ntics

MAIS ACESSADAS