O Circuito Barra Ondina é certamente o mais famoso do carnaval de Salvador, na Bahia, e terá sua abertura nesta quinta-feira, 16, às 19h30, com a estreia do bloco Foliassa Devassa, trazendo Carlinhos Brown como anfitrião, ao lado da cantora Iza. Ela, por sua vez, convida os artistas Marcia Short, Russo Passapusso, Nêssa e o cantor paraense Jeff Moraes, que promete apresentar no trio elétrico músicas autorais e os clássicos do carnaval.

Este ano, Jeff teve uma agenda intensa no pré-carnaval de Belém, além de se apresentar em blocos tradicionais da cidade, como o Kalango, comandado por Ricardo Chaves, e o Auroras. Ele também puxou o samba-enredo da escola de samba Crias do Curro Velho e ainda lançou o bloco Minha Boca Treme, no último domingo, 12, que saiu em cortejo pelas ruas da Cidade Velha.

“Acho que estrear no Carnaval de Salvador é uma forma de abrir caminhos para outros artistas da Amazônia, de fortalecer nossa cena musical no cenário nacional. Belém tem muito em comum com Salvador. São dois pólos culturais muito poderosos no Brasil. Essa mistura dessas culturas só pode dar um resultado positivo, pois eu sou um artista que comecei a cantar na rua, nas batucadas da cidade, então agora o subir num trio elétrico ao lado de grandes estrelas como o Brown, é sem dúvida um sonho realizado. A minha base, meu chão, que é a Amazônia, está me levando pra outros lugares”, orgulha-se Jeff.

A estreia no Circuito Barra Ondina, no entanto, não é a primeira experiência do paraense em Salvador. Ele se apresentou por lá em novembro de 2022, no icônico Teatro Castro Alves, junto a vários artistas que são promessas da música brasileira, e também tendo Iza como anfitriã. A cantora comentou que está muito feliz em fazer sua estreia no carnaval baiano, assim como Jeff.

“Respeito muito o Carnaval de Salvador, um dos mais importantes e expoentes do nosso país. É uma movimentação cultural que sempre me animou muito, então estar em cima de um trio em Salvador é muito especial. A minha expectativa é me divertir bastante porque vou estar ao lado de pessoas que admiro. E é essa a novidade que posso adiantar, que vai ser um momento de encontros que nunca aconteceram e eu vou ter a chance de cantar com gente que eu nunca cantei antes”, disse Iza.

“Juntos com grandes artistas, vamos cumprir a nossa missão de fazer a nossa música, dar o nosso melhor, com muita alegria e positividade. Esse carnaval retorna em nós uma consciência de brincar agradecido à vida”, também celebrou Carlinhos Brown.

ATRÁS DO GALO

E tão icônico quanto o Circuito Barra Ondina na Bahia, é o Galo da Madrugada em Pernambuco, que desfila neste sábado, 18, trazendo além de nomes como Maria Gadú, Juliette e Pabllo Vittar, as cantoras paraenses Fafá de Belém e Gaby Amarantos. O desfile começará às 9h, no Forte das Cinco Pontas, com direção à rua do Sol, na área central de Recife. Ao todo, serão seis carros alegóricos e 30 trios elétricos em nove horas e meia de bloco.

Os nomes tradicionais da música pernambucana, como Gustavo Travassos, Quinteto Violado e Nena Queiroga, serão os anfitriões, e os artistas de fora do estado estarão como convidados destes. “Todos os 30 trios do Galo serão, como de tradição, comandados por artistas locais, alguns trazendo como convidados nomes de outras partes do país”, afirmou o presidente do Galo, Rômulo Meneses, em entrevista coletiva na terça.

“É um intercâmbio cultural importante, no qual os artistas pernambucanos têm a oportunidade de mostrar, aos de outras partes do país, a riqueza da nossa música. Isso já rendeu, nos últimos anos, ótimos frutos, como a inclusão do frevo nos repertórios de discos e shows de cantoras como Joelma, Fafá e Vanessa da Mata, a partir de suas experiências no Galo”, afirma Guilherme Menezes, diretor de marketing do bloco, citando outra paraense.

O tema do 44º desfile do bloco será “Viva a vida, viva o frevo, viva Enéas”, em alusão à volta do Carnaval após dois anos de restrição por causa da pandemia e ao fundador do bloco, Enéas Alves Freire, que morreu em 2008, aos 86 anos. Fafá de Belém se apresenta no bloco como convidada do maestro Spok; Gaby Amarantos, junto com Maria Gadú e Luiza Possi, será convidada de Nena Queiroga.

Gaby Amarantos, que já passou pelo carnaval pernambucano em outras ocasiões, retorna para a folia. Foto: MAURO M FOTO: Bruna brandão/DivulgaçãoNETO

MAIS ACESSADAS