Paulinha Abelha, que brilhou por duas décadas à frente da Calcinha Preta, morreu na noite desta quarta-feira (23) após 12 dias de internação; 6 deles, em coma. Apesar de ter dado entrada no hospital com um quadro de complicação renal, ainda não existe uma conclusão final sobre o que causou a partida precoce da cantora, que causou uma verdadeira comoção entre fãs e artistas.

Uma das hipóteses consideradas pelos médicos na coletiva de imprensa, realizada um dia antes do óbito, é o uso de remédios, que podem gerar intoxicações e provocar lesões renais. Eles revelaram que Paulinha estava fazendo tratamento para emagrecer com fórmulas receitadas por um nutrólogo. Os exames ainda não haviam confirmado a possibilidade.

Segundo os médicos, a artista não fazia tais procedimentos sem supervisão de um profissional de saúde e as receitas já estão sob posse deles. "Quando se fala em quadro de síndrome tóxicometabólica é porque tem alguma substância circulando no corpo da paciente que deve estar gerando uma cascata de lesões nos órgãos. Qualquer substância, seja prescrita ou não, medicamento é droga. Mas quando Paula o fez, foi de caráter supervisionado", garantiu a equipe médica.

MORTE DE PAULINHA ABELHA: DOENÇA DO SUSHI FOI DESCARTADA

Outra hipótese levantada pela equipe médica foi a Síndrome de Half, também conhecida como doença da urina preta ou doença do sushi. A enfermidade recebe esses nomes porque a manifestação dos sintomas ocorre rapidamente após a ingestão de alguns tipos de peixes e crustáceos crus com a presença de uma toxina; um dos sintomas, é a coloração escura da urina.

Em entrevista ao "PodPah", três dias antes da internação, Paulinha contou que havia ingerido comida japonesa. No entanto, a hipótese de que teria sido essa causa dos problemas de saúde já foi descartada. A doença ataca os rins, mas não existem evidências de que ela poderia causar o agravamento do quadro neurológico, como aconteceu com a cantora.

A terceira hipótese em investigação é uma possível doença autoimune, que é quando o sistema imunológico está sob mau funcionamento e passa a atacar o próprio corpo. Doenças renais crônicas já existentes foram descartadas, assim como a relação de uma bactéria com a gravidade do quadro neurológico.

A MORTE DE PAULINHA ABELHA

Paula de Menezes Nascimento Leca Viana, conhecida nacionalmente como Paulinha Abelha, morreu às 19h26 desta quarta-feira (23), em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico.

Veja também:

Gravidez de Claudia Raia aos 54 anos surpreende o Brasil

João Neto, dupla com Frederico, é diagnosticado com câncer

"Nas últimas 24 horas, apresentou importante agravamento de lesões neurológicas, constatadas em ressonância magnética e associada a coma profundo. Foi então iniciado protocolo diagnóstico de morte encefálica, que confirmou a hipótese após exames clínicos e complementar específicos", revelou a equipe médica.

Paulinha tinha 43 anos; 30 deles dedicados à vida artística. Ela iniciou a carreira na Calcinha Preta em 1998 e, entre idas e vindas, permaneceu no grupo sergipano por um total de 18 anos. "Louca Por Ti", "Baby Doll" e "Ainda te Amo" são alguns dos muitos sucessos que ela emplacou na banda.

Paulinha Abelha morreu na noite desta quarta-feira (23) Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS