A derrota faz parte do esporte e uma sequência de vitórias não significa soberania, apesar de em casa de apostas, ser a preferida, mas para isso existe a famosa zebra. E foi isso justamente que aconteceu em uma categoria esportiva nestas Olimpíadas de Paris 2024.

Atual campeã olímpica e tetracampeã mundial no judô, a japonesa Uta Abe deixou a Champ-de-Mars Arena aos berros após perder sua luta para a Diyora Keldiyorova, do Uzbequistão, nas oitavas de final da categoria até 52kg nas Olimpíadas de Paris.

Veja também:

Abe vencia por 1 waza-ari com tranquilidade, quando sofreu um ippon e, consequentemente, a derrota a 50 segundos do final da luta ao tentar derrubar Keldiyorova atual número 1 do mundo. A japonesa, então, ficou na lateral do tatame, abraçada com seu técnico e não queria deixar a rena.

A japonesa Uta Abe se desesperou após a derrota para Diyora Keldiyorova, do Uzbequistão, no judô 52kg dos Jogos Olímpicos de Paris
📷 A japonesa Uta Abe se desesperou após a derrota para Diyora Keldiyorova, do Uzbequistão, no judô 52kg dos Jogos Olímpicos de Paris |Kim Kyung-Hoon/Reuters

O estádio estava lotado, mas era possível ouvir os berros de desespero de Abe, que, após alguns minutos, deixou do local de luta sob muitos aplausos e cercada por um enxame de fotógrafos. A atleta japonesa era a favorita com larga vantagem na luta contra Keldiyorova e também a levar a medalha de ouro novamente.

Abe conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, na categoria de -52 kg — com vitória sobre a brasileira Larissa Pimenta nas oitavas e a prata na equipe mista. Ela também foi campeã mundial em 2018, 2019, 2022 e 2023.

MAIS ACESSADAS