As competições de futebol de desempenham um papel crucial na formação de talentos e no desenvolvimento de habilidades dos jovens atletas. Os torneios de futebol de base podem servir como uma experiência e vitrine dos atletas jovens para uma possível carreira profissional no futebol.
Considerado uma tradicional vitrine para jovens talentos, o Paratocan, torneio de futebol de base que reúne algumas das melhores escolinhas dos estados do Pará e do Tocantins, deve reunir cerca de 1.500 atletas, com faixa etária entre 10 e 15 anos, em Conceição do Araguaia.
Veja também:
- Copa Extremo Sul Pará reúne 15 cidades e agita a região
- Atletas de Marabá brilham e conquistam medalhas de ouro
- Copa Extremo Sul Pará reunirá 15 cidades pela primeira vez
Essa será a 26º edição do tradicional torneio. Segundo os organizadores, são aguardadas cerca de 30 agremiações do Pará, Tocantins e Maranhão
Este ano pela primeira vez, será disputada em duas etapas: a primeira entre os dias 1º e 3 de novembro, com atletas de 10, 12, e 14 anos; a segunda no período de 14 a 17 do mesmo mês, com atletas de 11, 13 e 15 anos.
O evento é organizado pela Liga Esportiva de Conceição do Araguaia (LECA, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Juventude (SEMTEJ).
Ainda conforme os organizadores, olheiros de clubes tradicionais do futebol brasileiro são aguardados para observar os novos talentos que se apresentarão no certame. As partidas do torneio serão realizadas no Estádio Carecão e Arena Canudinho, em Conceição do Araguaia, com portões abertos e expectativa de bom público para prestigiar a garotada.